<<<Voltar

CERTIFICAÇÃO DIGITAL

Certificado Digital: Médicos têm opções de contratação a preços competitivos

Este serviço é essencial para a utilização do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), entre outros serviços já disponíveis para identificação pessoal em dispositivos eletrônicos.

A Certificação Digital é um serviço que identifica, de forma inquestionável, o autor das operações realizadas no meio eletrônico. Aos profissionais médicos, ela é necessária para a atuação em instituições de saúde que utilizam o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) integrado à Certificação Digital, entre outros serviços.

Também possui aplicação em casos em que é possível utilizar a assinatura digital como forma de identificação pessoal, como na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital e em contratos digitais.

Abaixo estão algumas opções para os médicos do Estado interessados em adquirir a Certificação Digital, seja para pessoa física ou para pessoa jurídica. O presente material tem finalidade exclusiva de oferecer opções aos médicos e serviços de saúde.

Termos de Cooperação CFM

O Conselho Federal de Medicina (CFM) firmou termos de cooperação com as Autoridades Certificadoras Certisign Certificadora Digital S/A, Soluti Soluções em Negócios Inteligentes e Valid Certificadora Digital Ltda. para emissão de Certificado Digital com desconto para médicos.

Mais informações sobre valores e produtos oferecidos aqui.

Certificado Digital: Como funciona

O Certificado Digital é um documento eletrônico, que contém dados sobre a pessoa física ou jurídica para a comprovação de autenticidade. Funciona como uma carteira de identidade digital, com validade jurídica que garante proteção às transações eletrônicas e outros serviços via internet.

Pode ser adquirido por uma das Autoridades Certificadoras (AC) reconhecidas pelo Instituto Nacional de Tecnologia de Informação (ITI). Entre as principais formas disponíveis no mercado, estão o arquivo digital (sem mídia), o arquivo digital gerado e armazenado em dispositivo móvel (token ou smartcard), ou, ainda, o certificado em nuvem.

Os valores da contratação variam de acordo com o tipo de produto escolhido, se o usuário é Pessoa Física ou Pessoa Jurídica e o período a ser contratado.

CRM Digital

Desde 2012, as cédulas de identidade dos médicos inscritos nos Conselhos Regionais de Medicina seguem o modelo estabelecido pela Resolução do CFM nº 1.983/2012, o CRM Digital. Confeccionado de acordo com as especificações estabelecidas pelo Instituto Nacional de Tecnologia de Informação (ITI), o CRM Digital é um cartão inteligente (smartcard) que atende às especificações exigidas pela Infraestrutura de Chaves Públicas (ICP-Brasil).

Assim, os médicos que possuem esse modelo de identidade profissional podem utilizá-lo para o armazenamento do Certificado Digital adquirido em uma Autoridade Certificadora (AC) dentro do padrão ICP-Brasil. Saiba mais sobre o CRM Digital.

Curta e Compartilhe:

CRM-SC realiza último curso de Educação Continuada do ano

O tema comunicação médica em situações adversas fechou o ciclo de cursos de Educação Continuada realizado pelo CRM-SC em 2019.

CFM reúne presidentes dos CRMs para última reunião do ano

Ocorreu nesta quarta-feira, 4/12, na sede do Conselho Federal de Medicina, em Brasília, a última reunião do ano dos presidentes dos CRMs. O vice-presidente, Daniel Knabben Ortellado, representou o...