Primeira operação da Comissão de Combate ao Exercício Ilegal da Medicina é realizada em clínica odontológica, em Criciúma

Nesta sexta-feira (30), a Comissão de Combate ao Exercício Ilegal da Medicina, criada pelo Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC), em colaboração com a Polícia Civil, Ministério Público, PROCON e Vigilância Sanitária, conduziu a primeira operação para coibir práticas médicas irregulares e a atuação de profissionais não habilitados. A ação foi desencadeada a partir de uma denúncia recebida pelo CRM-SC.

A operação, que contou com o apoio do Conselho Regional de Odontologia de Santa Catarina (CRO-SC), foi realizada na clínica do cirurgião-dentista F.A., localizada em Criciúma. F.A., conhecido por atuar em toda a região Sul do Estado, estava realizando procedimentos estéticos como “Lifting facial” e “Lipoenxertia facial”, que são atos privativos de médicos e não se enquadram em tratamentos reparadores.

Durante a operação, equipes do CRM-SC, CRO-SC, Polícia Civil, PROCON Estadual e Vigilância Sanitária de Criciúma encontraram anestésicos que são vendidos exclusivamente com prescrição médica.

O CRO-SC, que já possuía em curso procedimento ético contra F.A, deliberou, na última semana, pela suspensão do dentista. Assim, o profissional foi notificado, durante a operação, acerca da suspensão de suas atividades profissionais por 30 dias. Além disso, F.A. enfrentará consequências tanto na esfera criminal quanto administrativa devido às infrações cometidas.

A operação marca um esforço significativo do CRM-SC e das autoridades para garantir que práticas médicas sejam conduzidas de acordo com os padrões legais e éticos estabelecidos, protegendo assim a saúde e a segurança da população.