Inscrição Principal – Primeira Inscrição

Informações Gerais

A norma regulamentadora do exercício da profissão de médico no país é a Lei nº 3268/1957: “Art 17 – Os Médicos só poderão exercer legalmente a medicina, em qualquer de seus ramos ou especialidades, após o prévio registro de seus títulos, diplomas, certificados ou cartas no Ministério da Educação e Cultura e de sua inscrição no Conselho Regional de Medicina, sob cuja jurisdição se achar o local de sua atividade.”

Inscrição Principal – Primeira Inscrição

É a primeira inscrição após a formatura.

Para a PRIMEIRA INSCRIÇÃO (FORMANDOS) é necessário realizar os passos abaixo:

1 – Realizar credenciamento no PORTAL DE SERVIÇO.

1.1 – No formulário de cadastro, indicar que NÃO POSSUI CRM conforme imagem abaixo:

1.2 – Informe seu nome, data de nascimento, CPF, E-mail e defina seu senha (que deve conter letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos com no mínimo 4 e máximo de 8 caracteres).

1.3 – Clique em Cadastrar e Confirme a realização do seu cadastro.

2 – Faça login no ESPAÇO DO MÉDICO com os dados criados no passo 1. 

2.1 – Clique no botão Inscrições.

2.2 – Selecione a opção Inscrição Principal.

2.3 – Clique em Avançar.

2.4 – Verifique as as orientações apresentadas.

2.5 – Clique em Avançar.

2.6 – Complete as informações.

2.7 – Clique em Confirmar.

2.8 – Anexe todos os documentos exigidos.

2.9 – Emita os boletos e efetue o pagamento.

2.10 –  Clique no link “Agendar Biometria e entrega de Documentos!” e selecione data e horário da sua preferência entre os que estão disponíveis para a apresentação dos documentos exigidos. 

 

Documentos exigidos para inscrição:

  • Diploma de conclusão do curso de Medicina ou declaração de conclusão de curso (original);
  • Ofício com a lista de formandos que deverá ser enviada pela Universidade para o e-mail: pessoafisica@crmsc.org.br, a pedido do formando.
  • Carteira de Identidade Civil – RG (original);
  • CPF (original) ou comprovante do site da Receita Federal disponível em: https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/ConsultaSituacao/ConsultaPublica.asp;
  • Titulo Eleitoral (original) ou Certidão de Quitação Eleitoral disponível em: https://tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral;
  • Certificado Militar (original) com prova de regularidade (para formandos do sexo masculino) modelo;
  • Comprovante de residência (original) (próprio nome ou nome dos pais). Caso não tenha, deve apresentar declaração de residência modelo;
  • 3 (três) fotos 3×4 de boa qualidade – colorida, fundo branco, sem data, óculos, boné, adornos e não estar vestido de branco (foto padrão de documento oficial);
  • Cópia do comprovante de pagamento da anuidade e taxas pertinentes. 

Observação: Na data agendada comparecer munido dos originais de todos os documentos digitalizados e anexados no Espaço do Médico, acrescido de 3 (três) fotos 3X4 e comprovantes de pagamento.

IMPORTANTE:

  • Na sede o número de CRM será gerado durante o atendimento presencial (no horário previamente agendado) mediante documentação completa;
  • O prazo para inscrições dos documentos entregues em Delegacias Regionais é de até 30 dias;
  • Na falta de qualquer um dos documentos listados e/ou falta de pagamento NÃO será feita a inscrição;
  • Orientamos providenciar cópias autenticadas do diploma antes do ato da inscrição, caso seja necessário apresentar em outros locais, já que o mesmo ficará retido neste CRM-SC temporariamente;
  • A transferência ou inscrição secundária para outros Estados depende do cumprimento de prazos internos, sendo assim o formando deverá fazer a sua primeira inscrição no Estado onde tiver maior prioridade para atuar.