Inscrição Principal – Primeira Inscrição
Informações Gerais
A norma regulamentadora do exercício da profissão de médico no país é a Lei nº 3268/1957: “Art 17 – Os Médicos só poderão exercer legalmente a medicina, em qualquer de seus ramos ou especialidades, após o prévio registro de seus títulos, diplomas, certificados ou cartas no Ministério da Educação e Cultura e de sua inscrição no Conselho Regional de Medicina, sob cuja jurisdição se achar o local de sua atividade.”
Inscrição Principal – Primeira Inscrição
É a primeira inscrição após a formatura.
Para a PRIMEIRA INSCRIÇÃO (FORMANDOS) é necessário realizar os passos abaixo:
1 – Realizar credenciamento no ESPAÇO DO MÉDICO.
1.1 – No formulário de cadastro, indicar que NÃO POSSUI CRM conforme imagem abaixo:
1.2 – Informe seu nome, data de nascimento, CPF, E-mail e defina sua senha (que deve conter letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos com no mínimo 4 e máximo de 8 caracteres).
1.3 – Clique em Cadastrar e Confirme a realização do seu cadastro.
2 – Faça login no ESPAÇO DO MÉDICO com os dados criados no passo 1.
2.1 – Clique no botão Inscrições.
2.2 – Selecione a opção Inscrição Principal.
2.3 – Clique em Avançar.
2.4 – Verifique as as orientações apresentadas.
2.5 – Clique em Avançar.
2.6 – Complete as informações.
2.7 – Clique em Confirmar.
2.8 – Anexe todos os documentos exigidos.
2.9 – Emita os boletos e efetue o pagamento.
2.10 – Clique no link “Agendar Biometria e entrega de Documentos!” e selecione data e horário da sua preferência entre os que estão disponíveis para a apresentação dos documentos exigidos.
Documentos exigidos para inscrição:
- Diploma de conclusão do curso de Medicina ou declaração de conclusão de curso (original);
- Ofício com a lista de formandos que deverá ser enviada pela Universidade para o e-mail: pessoafisica@crmsc.org.br, a pedido do formando.
- Carteira de Identidade Civil – RG (original);
- CPF (original) ou comprovante do site da Receita Federal disponível Aqui:
- Titulo Eleitoral (original) ou Certidão de Quitação Eleitoral disponível Aqui;
- Certificado Militar (original) com prova de regularidade (para formandos do sexo masculino) modelo;
- Comprovante de residência (original) (próprio nome ou nome dos pais). Caso não tenha, deve apresentar declaração de residência modelo;
- Cópia do comprovante de pagamento da anuidade e taxas pertinentes.
- Inscrição agendada para ser realizada em Delegacia Regional é necessário: Apresentar 2 (duas) fotos 3×4 com o seguinte padrão: colorida, fundo branco (não trajar roupa branca), sem data e sem adornos ou acessórios, como chapéus, bonés, óculos, brincos, etc.
- Para as inscrições agendadas na sede (Florianópolis) há necessidade apresentar apenas uma foto 3×4 com o seguinte padrão: colorida, fundo branco (não trajar roupa branca), sem data e sem adornos ou acessórios, como chapéus, bonés, óculos, brincos, etc.
Observação: Na data agendada comparecer munido dos originais de todos os documentos digitalizados e anexados no Espaço do Médico, mais a foto 3X4 e comprovantes de pagamento.
IMPORTANTE:
- Tanto na sede como nas Delegacias Regionais, o número de CRM será gerado durante o atendimento presencial (no horário previamente agendado) mediante documentação completa;
- Na falta de qualquer um dos documentos listados e/ou falta de pagamento NÃO será feita a inscrição;
- Orientamos providenciar cópias autenticadas do diploma antes do ato da inscrição, caso seja necessário apresentar em outros locais, já que o mesmo ficará retido neste CRM-SC temporariamente;
- A transferência ou inscrição secundária para outros Estados depende do cumprimento de prazos internos, sendo assim o formando deverá fazer a sua primeira inscrição no Estado onde tiver maior prioridade para atuar.
- Para médicos formados no exterior seguir as orientações disponíveis nas páginas a seguir: https://crmsc.org.br/inscricao-de-medico-brasileiro-formado-no-exterior/ ou https://crmsc.org.br/inscricao-de-medico-estrangeiro-formado-no-exterior/.
- Em caso de dúvidas técnicas, preencha o formulário para contato com o Setor de TI, clicando no botão abaixo: