Sobre CRM

Home   /  Institucional / Sobre CRM

Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina – CRM-SC

Instalado em 10 de março de 1958, é composto atualmente por 42 conselheiros. Com sede em Florianópolis e com jurisdição em todo o território catarinense, o CRM-SC é uma autarquia dotada de personalidade jurídica de direito público, com autonomia administrativa e financeira.

O Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina foi criado pela Resolução CFM 14/1958, de 10 de março de 1958 (D.O.U. 30.12.1957), atendendo o Art. 3º da Lei nº 3.268, que designou a diretoria provisória para o CRM-SC, sendo constituída da seguinte forma: presidente, Dr. Arthur Pereira e Oliveira; vice-presidente, Dr. Miguel Salles Cavalcanti; 1º secretário, Dr. Danilo Freire Duarte; 2º secretário, Dr. Walmor Zomer Garcia e para tesoureiro, Dr. Antônio Modesto Primo.

Esta diretoria provisória teve a missão de organizar o Conselho e convocar eleições para compor o primeiro corpo de conselheiros, o que ocorreu no dia 3 de setembro de 1950, sendo eleitos para o período de 24/04/1959 a 15/09/1963, Dr. Joaquim Madeira Neves como presidente; Dr. Polydoro de São Tiago, vice-presidente; Dr. Jorge Anastácio Kotzias, 1º secretário; Dr. Mário Wendhausen, 2º secretário e Dr. Wilson Mendonça, tesoureiro.

A primeira sede do CRM-SC foi no centro de Florianópolis, na rua João Pinto. Em dezembro de 1965, foi transferida para uma sala no prédio da Associação Catarinense de Medicina – ACM, em troca do uso do telefone que pertencia ao Conselho.

No ano de 1982, durante a gestão do presidente Dr. Ayrton Roberto de Oliveira, foi adquirida nova sede, situada na rua Jerônimo Coelho, permanecendo nesse endereço por oito anos. Em janeiro de 1989, foi adquirido um espaço maior, na Avenida Rio Branco, onde o CRM-SC ficou situado até julho de 2014.

No ano de 2000, o corpo de conselheiros do CRM aprovou em plenário a aquisição de uma sede que comportasse o trabalho do órgão pelos próximos vinte anos. Sob a presidência do Dr. Edevard José de Araújo, se iniciou a procura de um local adequado para a nova construção.

No dia 28 de setembro do mesmo ano foi apresentado a pesquisa dos locais e de imóveis para a instalação da sede permanente, sendo aprovada a compra de uma área de mais de 3.100 mil metros, localizada no mesmo terreno da ACM. A formalização da aquisição do terreno ocorreu em 7 de março de 2002, na presidência do Dr. Newton José Martins Mota.

Em 24 de março de 2006, o presidente Dr. Wilmar de Athayde Gerent, fez o lançamento da pedra fundamental da obra. Em 18 de Julho de 2014,  foi concretizado o sonho dos Médicos Catarinenses e a sede atual do CRM-SC foi inaugurada.

Missão

Atuar com o compromisso do registro profissional, na fiscalização da atividade médica, normatização, orientação e julgamento de eventuais desvios, fortalecendo a boa prática da Medicina em benefício do paciente e da sociedade, no Estado de Santa Catarina.

Visão

Ser reconhecida como Instituição primordial na promoção e garantia do exercício da Medicina, aproximando a sociedade dos médicos, servindo como modelo de atendimento institucional.

Valores

• Transparência: adoção de postura clara de acordo com a legislação vigente em respeito aos objetivos e compromissos da instituição, com a prestação de contas dos seus atos administrativos.

• Comprometimento: compromisso com as regras pertinentes a fim de alcançar a exatidão do ato ou ação, atuando com responsabilidade para com o médico, em defesa da sociedade.

• Eficiência: efetividade e qualidade no atendimento que fazemos, buscando o desenvolvimento contínuo e o aprimoramento dos serviços prestados.

• Ética: julgar de forma justa e com equidade, ter como padrão de conduta ações que busquem a verdade amparadas em princípios morais e éticos que regem o CRM-SC.

• Valorização das pessoas: reconhecer e valorizar o talento e dedicação dos colaboradores, motivando o trabalho individual e em equipe, de forma humanizada.

Organogramas