CRM-SC reforça a importância da verificação do registro ativo de médicos pelos gestores das instituições de saúde

Diante da prisão em flagrante de um falso médico na última segunda-feira (23), que tentava atuar em uma unidade de saúde do município de Lages (SC), o Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) reitera seu compromisso com a segurança da população. É importante lembrar que a prática médica é uma atividade exclusiva de profissionais devidamente habilitados e registrados no Conselho estadual.

O CRM-SC enfatiza que é dever do gestor da instituição de saúde verificar se o profissional médico a ser contratado possui registro ativo no CRM-SC. Para atuar em Santa Catarina, o médico deve ter um registro no Conselho ou um visto provisório, também concedido pelo CRM-SC. Essa verificação é fundamental não apenas para garantir a legalidade da atuação profissional, mas também para proteger a saúde dos pacientes e a integridade do sistema de saúde.

Além disso, o gestor deve estar ciente de que a contratação de profissionais sem registro pode acarretar sérias consequências legais e éticas para a instituição, além de colocar em risco a vida e o bem-estar dos pacientes. A responsabilidade em garantir que apenas médicos qualificados exerçam a prática é essencial para a manutenção da confiança da sociedade nas instituições de saúde.

Para verificar se o médico possui registro ativo no CRM-SC, basta acessar o site https://crmsc.org.br/busca-medico/ e pesquisar pelo nome do profissional.