Campanha promove orientações para a segurança do paciente Publicado em:
Um dos objetivos da campanha do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) é conscientizar a comunidade em geral dos cuidados com a segurança dos pacientes. A parceria com a Sociedade de Anestesiologia de Santa Catarina (Saesc) é reforçada pelo slogan adotado pela campanha Faça Certo, torne seguro! A iniciativa busca a conscientização sobre as melhores práticas na medicina no que tange à segurança.
Higiene das mãos
A campanha tem trazido orientações que ajudam o profissional de saúde e que podem salvar vidas com pequenas atitudes. A primeira delas é com a higiene das mãos, pois mãos limpas tornam o paciente seguro. Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), lavar as mãos corretamente pode reduzir em até 70% o risco de infecções hospitalares.
Outro aspecto a ser levado em conta é a comunicação entre os profissionais, que deve ser bem feita pois pode salvar vidas. A recomendação é que, antes de passar o plantão, confirme os dados críticos, pois informações mal passadas custam caro.
Identificação correta do paciente
Mais uma recomendação é que seja feita a identificação correta do paciente. O profissional deve sempre conferir a pulseira de identificação, pois nome e data de nascimento são dois dados essenciais para evitar troca de pacientes e erros graves.
Há também a recomendação do fortalecimento de uma cultura de segurança, pois erros acontecem, mas a omissão não deve ser tolerada. Neste sentido, os profissionais devem estimular a notificação de eventos adversos, pois a transparência constrói essa cultura.
A comunidade médica também é estimulada a ouvir, acolher e respeitar o paciente, pois o cuidado começa pela escuta. Estimular a participação ativa do paciente contribui para prevenir os riscos. A segurança do paciente passa também pela comunicação e entendimento sobre a abordagem terapêutica a ser adotada pela equipe médica.
VOLTAR