#34 – Prolapso genital: o que é a chamada ‘bexiga caída’?
Publicado em:
Nesse episódio do podcast Sua Saúde, o vice-presidente do CRM-SC, Marcelo Lemos dos Reis conversa com o médico urologista, José Fernando Rodrigues JR sobre prolapso genital, mais conhecido como ‘bexiga caída’.
Na conversa, o especialista explica o que é essa condição que gera muito desconforto e impacta na qualidade de vida de milhares de mulheres, além dos fatores de riscos e o tratamento.
Alterações hormonais, obesidade, levantamento de peso excessivo, tosse crônica e até o esforço para evacuar podem provocar a chamada “bexiga caída”. Isso ocorre porque o aumento da pressão dentro do abdômen força os ligamentos e o assoalho pélvico, favorecendo o prolapso genital.
Esse quadro é classificado por graus. No grau 1, as pacientes costumam perceber aumento do corrimento vaginal e interrupções no fluxo urinário. Já no grau 2, podem surgir incontinência urinária e dor ao urinar, em razão do rebaixamento da bexiga ou do útero, que passam a comprimir o assoalho pélvico.
Entre os sintomas mais comuns também estão: dor que se intensifica durante atividades físicas, dor lombar, sangramento vaginal, desconforto nas relações sexuais, além de alterações intestinais, como prisão de ventre ou diarreia.
Acesse a terceiratemporada do podcast Sua Saúde nos canais do CRM-SC:
O podcast Sua Saúde, desenvolvido pelo Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC), tem como objetivo educar, informar e engajar a população sobre diversos temas relacionados à saúde. Em cada episódio, especialistas reconhecidos pelo CRM-SC exploram assuntos relevantes e de interesse público, apresentando informações de forma acessível e didática. Os novos episódios são lançados as terças e sextas-feiras, nos canais do CRM-SC no YouTube (@Crmsc1) e no Spotify (CRM-SC | Sua Saúde). O programa é ideal para quem deseja estar atualizado sobre cuidados com a saúde, descobertas médicas recentes e práticas recomendadas para um estilo de vida saudável.
Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação em nosso site. Ao utilizar, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Se você concorda, clique em ACEITO.