CRMSC

Momento da Ética encerra campanha do CRM-SC e SAESC com foco na segurança do paciente

Publicado em:

O Momento da Ética, com a palestra sobre “Segurança do Paciente: Método, Evidência e Humanização”, realizada na noite da última quarta-feira (24/9), marcou o encerramento da campanha conjunta entre o Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) e a Sociedade de Anestesiologia de Santa Catarina (SAESC) em torno do Dia Mundial da Segurança do Paciente. Celebrado no dia 17 de setembro, a data é uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O assunto foi o pano de fundo do evento on-line promovido pela autarquia. A edição especial contou com transmissão ao vivo pelo canal da autarquia no YouTube. Tanto os médicos associados à SAESC quanto os demais médicos participaram encaminhando manifestações e perguntas para o debate. O convidado palestrante foi o médico anestesiologista e presidente da SAESC, Dr. Ricardo Zanlorenzi. Na conversa, o especialista reforçou que a segurança do paciente não é responsabilidade exclusiva dos médicos ou da equipe de saúde: trata-se de um compromisso compartilhado, que envolve também a participação ativa da sociedade.

Ele ressaltou a necessidade de as equipes cirúrgicas seguirem os protocolos da OMS para a utilização do check-list da cirurgia segura. Através da prática recomendada, todos os integrantes da equipe interagem para fazer, em voz alta, a checagem de todas as variáveis críticas de um procedimento cirúrgico. Segundo ele, a iniciativa comprovadamente reduz as chances de erros e a ocorrência de eventos adversos.

Redução de riscos e foco na segurança

Zanlorenzi observou a necessidade de empenho na redução dos riscos: “A gente tem que trabalhar para melhorar o real. É muito difícil chegar a zero? Vou trazer alguns dados aqui relacionados à cirurgia. Dos últimos estudos em geral, dados mundiais apontam que 55% dos pacientes só recebem profilaxia antibiótica antes da cirurgia no horário correto. E em torno de 58% dos pacientes internados com risco de tromboembolismo venoso recebem cuidados recomendados. Devemos pensar assim, profilaxia, antibiótico, é um negócio tão básico. Então, sempre gosto de falar aos residentes, o básico bem feito é a melhor coisa que dá para fazer”.

A apresentação do evento esteve a cargo da presidente do CRM-SC, Dra. Andréa Antunes Caldeira de Andrada Ferreira, que agradeceu a parceria com a SAESC e reforçou a importância da aproximação entre as Sociedades Médicas e o Conselho para a disseminação de conhecimento com base em evidências, trazendo benefícios para toda a sociedade catarinense. A presidente destacou que a autarquia atualmente tem tentado se aproximar cada vez mais das sociedades de especialidade. “A gente acredita que isso traz um benefício para o médico e aumenta o nosso diálogo com todos os médicos, independente da especialidade que ele está desenvolvendo”, disse, ao observar que muitos colegas a procuraram para dar um feedback muito positivo sobre a iniciativa.

A moderação dos debates foi do vice-presidente do CRM-SC, Dr. Juliano Pereima de Oliveira Pinto com a participação da médica anestesiologista e 1ª Secretária do Conselho, Dra. Karin Elisa Schemes.

Parceria mirou a qualidade na assistência

Através de uma campanha conjunta, CRM-SC e SAESC reforçaram durante o mês de setembro seu compromisso com a segurança do paciente, a educação médica contínua e a qualidade da assistência à saúde da população catarinense. O Momento da Ética foi criado com o propósito de promover debates e reflexões sobre a ética médica, contribuindo para a formação continuada e orientação dos profissionais da medicina em Santa Catarina. O programa retomou sua segunda temporada em agosto passado, reafirmando o compromisso do CRM-SC com a valorização da ética na atuação médica.

 

Curta e Compartilhe:
VOLTAR