CRMSC

CRM-SC cria canal exclusivo para denúncias de violência contra médicos

Publicado em:

Diante do aumento expressivo de casos de agressões físicas e verbais contra médicos, o Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) instituiu um canal exclusivo para o recebimento de denúncias e o acompanhamento dos profissionais vítimas de violência.

Segundo dados do Conselho Federal de Medicina (CFM), a cada duas horas um médico é vítima de algum tipo de agressão no país. Apenas no último ano, mais de 4,5 mil boletins de ocorrência foram registrados no Brasil, e Santa Catarina ocupou o quarto lugar entre os estados com maior número de casos, somando 386 registros.

Preocupado com esse cenário, o CRM-SC reforça seu compromisso com a proteção e valorização da classe médica, oferecendo apoio jurídico e administrativo aos profissionais que enfrentarem situações de violência.

Auxílio jurídico

Por meio do novo canal, os médicos podem relatar detalhadamente os fatos, permitindo que a autarquia adote as medidas administrativas e judiciais cabíveis de forma célere e efetiva. O Conselho também destaca a importância do registro do boletim de ocorrência junto à Polícia Civil, procedimento essencial para subsidiar a atuação conjunta com as autoridades competentes.

A ausência desse registro é um dos fatores que contribuem para a impunidade dos agressores. Por isso, o Conselho incentiva que todas as situações de violência sejam formalmente comunicadas.

Como denunciar

Para realizar a denúncia, o médico deve acessar a aba “Denúncias” no site do CRM-SC, selecionar o menu “Violência contra Médico” e inserir o login e senha, os mesmos utilizados para acessar o Espaço do Médico.

(https://crmsc.org.br/violencia-contra-medico/)

Curta e Compartilhe:
VOLTAR