O CRM-SC ampliou o uso de ferramentas digitais para atender à crescente demanda por serviços da autarquia. Somente em 2025, foram registradas 1.748 novas pessoas jurídicas inscritas, emitidos quase 7.800 certificados de regularidade e recebidos mais de 13 mil processos no sistema digital.
Desde 2015 o CRM-SC opera com plataforma digital, sendo pioneiro na digitalização de processos, o que gerou economia, sustentabilidade e agilidade. Mas foi nos últimos anos com a implantação do Sistema de Gestão Eletrônica de Documentos (SGED) que possibilitou a integração e o controle de todos os processos internos em tramitação no Conselho. “Nosso objetivo é fazer ajustes sempre que necessário para que os médicos tenham a vida facilitada e possam focar no atendimento aos pacientes com competência, zelo e ética”, destaca a presidente Dra. Andréa Caldeira de Andrada Ferreira.
Entre as 1.748 empresas inscritas em 2025, a maioria (70%) é formada por prestadoras de serviço médico — clínicas, consultórios, hospitais e laboratórios — observando o fenômeno da pejotização. A fiscalização do CRM-SC é essencial para identificar irregularidades e garantir a atuação regular dos médicos por meio de empresas adequadamente registradas. A regularidade permite, por exemplo, credenciamento com planos de saúde, participação em licitações e aquisição direta de medicamentos e insumos.
Desde novembro de 2025, o acesso ao sistema foi simplificado com login único para todos os serviços. Embora o prazo legal para inscrição de empresa seja de 60 dias, cerca de 70% dos processos são concluídos antes desse prazo. O Conselho também permite cadastrar usuários externos para acompanhar dados da empresa, com acesso limitado às informações pertinentes.
Atendimento digital ao profissional médico — pessoa física
Os serviços para médicos na pessoa física também têm forte presença online. A maioria das solicitações é iniciada no Espaço do Médico, onde a profissional anexa documentos em PDF e acompanha o andamento dos serviços com protocolo gerado no sistema. Em 2025 foram registradas 3.348 novas inscrições de novos médicos, com mais de 10 mil processos protocolados.
Alguns serviços são totalmente digitais, como a solicitação de cancelamento de CRM e o envio de diploma em formato digital. O visto provisório de 90 dias também é feito integralmente por meio do Espaço do Médico.
O CRM-SC segue avaliando a ampliação da automatização de serviços à pessoa física, em alinhamento com o Conselho Federal de Medicina (CFM), visando maior eficiência e comodidade aos profissionais.
