#73 – Gordura do fígado: Como identificar e tratar
Publicado em:
A gordura no fígado, tecnicamente chamada de esteatose hepática, deixou de ser uma condição pouco conhecida para se tornar um diagnóstico cada vez mais frequente nos consultórios médicos. O crescimento expressivo dos casos está diretamente associado a mudanças no estilo de vida da população, como o sedentarismo, a alimentação rica em ultraprocessados e o aumento da obesidade.
Nesse episódio do podcast Sua Saúde, o vice-presidente do CRM-SC Marcelo Lemos dos Reis conversa com o médico gastroenterologista e hepatologista Leonardo Schiavon, sobre a esteatose, que ocorre quando há um acúmulo excessivo de gordura nas células do fígado. “Esse processo se desenvolve, na maioria das vezes, de forma silenciosa, à medida que o organismo passa a armazenar gordura no fígado por alterações metabólicas, resistência à insulina ou excesso de calorias na dieta”, explica.
Embora seja uma condição relativamente comum, a gordura no fígado não deve ser encarada como algo inofensivo. Em muitos casos, pode permanecer estável por anos, sem causar sintomas ou maiores complicações. No entanto, o especialista alerta que, quando não diagnosticada e acompanhada adequadamente, a esteatose pode evoluir para quadros mais graves, como inflamação do fígado, fibrose, cirrose e até câncer hepático.
Ao contrário do que muitos imaginam, o consumo de álcool não é a única causa do problema. Segundo Schiavon, fatores como sobrepeso, obesidade, diabetes tipo 2, colesterol e triglicerídeos elevados, além de hábitos alimentares inadequados e baixa prática de atividade física, estão entre as principais causas da chamada gordura no fígado não alcoólica, atualmente a forma mais comum da doença.
Acesse a terceira temporada do podcast Sua Saúde nos canais do CRM-SC:
O podcast Sua Saúde, desenvolvido pelo Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC), tem como objetivo educar, informar e engajar a população sobre diversos temas relacionados à saúde. Em cada episódio, especialistas reconhecidos pelo CRM-SC exploram assuntos relevantes e de interesse público, apresentando informações de forma acessível e didática. Os novos episódios são lançados as terças e sextas-feiras, nos canais do CRM-SC no YouTube (@Crmsc1) e no Spotify (CRM-SC | Sua Saúde). O programa é ideal para quem deseja estar atualizado sobre cuidados com a saúde, descobertas médicas recentes e práticas recomendadas para um estilo de vida saudável.
Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação em nosso site. Ao utilizar, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Se você concorda, clique em ACEITO.