CRMSC

CRM-SC dá início à 7ª edição de palestras sobre Ética e Direito Médico para futuros médicos

Publicado em:

O CRM-SC retoma, nesta semana, o calendário de palestras sobre Ética e Direito Médico voltado aos formandos dos cursos de Medicina em todo o Estado. A abertura do ciclo, em sua 7ª edição, ocorre na tarde desta quarta-feira (6/5) em Araranguá, com estudantes da UFSC, marcando o reinício de uma agenda institucional estratégica para a formação dos futuros médicos catarinenses.

A iniciativa tem como objetivo aproximar os acadêmicos das normas que regem o exercício profissional, com ênfase no Código de Ética Médica, nas responsabilidades legais da prática clínica e na importância da conduta ética no relacionamento com pacientes, colegas e instituições de saúde. Ao abordar situações do cotidiano médico sob a ótica ética e jurídica, o CRM-SC busca contribuir para uma atuação mais segura, consciente e alinhada às boas práticas.

A retomada do calendário reforça o compromisso da autarquia com a educação médica continuada e com a prevenção de conflitos ético-profissionais: “É fundamental que o médico inicie sua trajetória já familiarizado com os limites e deveres da profissão. A informação qualificada é uma das principais ferramentas para evitar infrações e garantir a qualidade da assistência à população”, destaca a presidente do CRM-SC, Dra. Andréa Antunes Caldeira de Andrada Ferreira.

Além de Araranguá, o cronograma prevê atividades em diversas regiões de Santa Catarina nas próximas semanas, contemplando universidades e centros de formação médica. As palestras são conduzidas por conselheiros e pela procuradora geral do CRM-SC, Mariah Martins, com a apresentação de conteúdos atualizados e promoção do diálogo com os estudantes.

Com a retomada do programa, iniciado em 2022, o CRM-SC reafirma seu papel não apenas fiscalizador, mas também educativo, atuando de forma preventiva para fortalecer a ética médica e a segurança do paciente desde o início da carreira profissional.

 

Confira o calendário do 7º ciclo de palestras:

 

MAIO

6 – UFSC – Araranguá

7 – Unesc – Criciúma e Unisul – Tubarão

12 – Unidavi – Rio do Sul

13 – Furb – Blumenau

13 – Unifebe – Brusque

18 – Unochapecó e UFFS – Chapecó

19 – Unoesc – Joaçaba

20 – Uniarp – Caçador

 

JUNHO

1º – UFSC e Unisul – Florianópolis (sede do CRM-SC)

2 – Univali – Itajaí

9 – Univille – Joinville

10 – Estácio de Sá – Jaraguá do Sul

10 – UNC – Mafra

16 – Uniplac – Lages

 

 

Curta e Compartilhe:
VOLTAR