Aos Médicos

Home  / Aos Médicos / Cancelamento

Cancelamento por Motivo Pessoal ou Aposentadoria

O cancelamento de inscrição, Secundária ou Principal, é o procedimento administrativo legal pelo qual o Conselho Regional de Medicina altera a condição de um profissional de Ativo para a condição de Inativo. Quando o Cancelamento da Inscrição for efetivado o médico fica legalmente impossibilitado de exercer qualquer ato médico naquele Estado.

• Pré-Requisitos para solicitação de cancelamento

• O médico deve estar em dia com o setor financeiro do CRM-SC;
    • O médico não pode estar ocupando cargo de Diretor Técnico em nenhuma empresa;
    • O médico não pode estar vinculado ao Corpo Clínico de nenhuma empresa;
    • O médico não pode ter PCMSO e Telemedicina cadastrado no sistema do CRM SC;
    • O médico não deve estar respondendo a processo ético-profissional ou sindicância em andamento.

Importante

Para Cancelamento de Inscrição Principal, o médico não deve possuir Inscrição Secundária ativa em outro Estado. Neste caso, deverá em primeiro lugar, cancelar a Inscrição Secundária. Após efetivar o Cancelamento da Inscrição Secundária é que deverá solicitar o Cancelamento da Principal, em Santa Catarina.

Caso o motivo do Cancelamento da Inscrição Principal seja apenas a mudança de estado, o procedimento correto será Solicitação de Transferência de Inscrição Principal para outro Estado.

Carteira Profissional

Apresentar a Carteira Profissional original na sede ou delegacias regionais do CRM-SC, presencialmente ou pelo correio.

Em caso de perda ou roubo encaminhar o Boletim de Ocorrência, para o e-mail protocolo@crmsc.org.br

Se a Carteira Profissional ou o Boletim de Ocorrência não forem encaminhados no prazo de 10 dias, o cancelamento será realizado sem esse documento e as atualizações serão realizadas, da mesma forma, no banco de dados e sites do CRM-SC e CFM.

Assim que a efetivação for concluída, será encaminhado mensagem no endereço do e-mail cadastrado neste Conselho, confirmando o cancelamento da Inscrição.

1. No site, acesse o Espaço do Médico utilizando o e-mail e senha cadastrados para acessar o sistema.
  2. Clique em Serviços, selecione Cancelamento e clique Avançar. Siga as orientações até concluir a Solicitação do Cancelamento.

Caso não lembre da senha cadastrada no site do CRM-SC, entre no Espaço do Médico, e clique Esqueceu a Senha para recuperá-la.

Caso não se lembre do e-mail cadastrado, – acesse o site do CRM-SC, Menu Aos Médicos – Atualização Cadastral – e preencha os dados solicitados.

As informações inseridas serão comparadas com as do Banco de Dados do CRM-SC. Após a verificação, o setor responsável encaminhará mensagem para o novo e-mail cadastrado reportando se a atualização foi ou não concluída.

Cancelamento por Óbito

Encaminhar a Certidão de Óbito e contato de um familiar responsável para o e-mail protocolo@crmsc.org.br, assim que o Cancelamento for concluído, o responsável será informado.