CRMSC

CRM-SC conversa com o superintendente de Urgência e Emergência sobre o SAMU

A convite do CRM-SC, o superintendente de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado da Saúde – SES, tenente-coronel Diogo Bahia Losso participou, nesta sexta-feira, 18/02, na sede do CRM, de reunião para tratar sobre a regularização do serviço do SAMU no estado. Em dezembro do ano passado, o CRM-SC decidiu pelo indicativo de interdição ética do SAMU devido às irregularidades das condições de trabalho apontadas pelo relatório de Fiscalização realizado pelo Conselho.

Após o término do contrato com a empresa responsável pela gestão do serviço nos primeiros dias de 2022, a coordenação do SAMU foi dividida entre a Secretaria de Estado da Saúde, responsável pela regulação dos atendimentos, e a Fundação de Apoio ao Hemosc/Cepon, que ficará à frente do serviço de urgência e emergência feito pelas ambulâncias, no período de 180 dias. “A reunião de hoje busca fortalecer o canal de diálogo entre o CRM e os responsáveis pelo serviço, visando auxiliar e contribuir para que o SAMU seja cada vez mais seguro aos pacientes e à sociedade”, enfatizou o presidente do CRM-SC, Eduardo Porto Ribeiro.

O terceiro vice-presidente e coordenador da Comissão de Fiscalização, Vicente Pacheco Oliveira também destacou a importância do SAMU estar em cumprimento com a legislação federal. Uma das exigências da normativa é a nomeação de diretores técnicos para cada uma das oito mesorregiões do estado. “Estamos esperançosos, que com a disposição da Secretaria e a capacidade da Fahece, o serviço do SAMU a partir de agora seja fortalecido”, finaliza.

Participaram da Reunião: O presidente do CRM-SC, Eduardo Porto Ribeiro; o terceiro vice-presidente e coordenador da Comissão de Fiscalização, Vicente Pacheco Oliveira; os médicos fiscais, Vânia Bícego e Anderson Storti; a supervisora da Fiscalização, Iracema Vicente Barros; além do superintendente de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado da Saúde, tenente-coronel Diogo Bahia Losso e a diretora de Atenção aos Hospitais e Upas, Deyse Hames. 

 

 

CRM-SC apresenta a situação do SAMU para Fahece

A convite da diretoria do CRM-SC, os dirigentes da Fundação de Apoio ao Hemosc/Cepon participaram, nesta sexta-feira, 28/01, na sede do CRM, de reunião para conhecer a situação atual do SAMU.

O encontro teve o objetivo de mostrar à Fahece, que assumiu a coordenação do SAMU na primeira semana de janeiro pelo período de 180 dias, o relatório de Fiscalização realizado pelo CRM-SC nas oito macrorregiões do estado, e apontou graves irregularidades das condições de trabalho do SAMU em Santa Catarina. Os problemas identificados pelo Setor de Fiscalização foram também analisados pela plenária de conselheiros do CRM-SC, que decidiu pelo indicativo de Interdição Ética dos serviços, ainda no mês de dezembro.

O presidente do CRM-SC Daniel Knabben Ortellado, ressaltou a importância do encontro, “nosso intuito não é prejudicar o atendimento do SAMU, mas sim garantir que ele seja seguro aos pacientes e à sociedade”.  Após a explanação da Fahece sobre as melhorias já efetuadas e do cronograma previsto para a regularização das bases e ambulâncias, Ortellado salientou que, “encerramos a reunião satisfeitos e certos de que o SAMU terá a valorização que merece por ser um serviço essencial à saúde dos catarinenses”.

Participaram da reunião: Representantes do CRM-SC: o presidente Daniel Knabben Ortellado; a médica fiscal, Vânia Bícego; a assessora jurídica, Mariah Martins. Da Fahece: o presidente, Michel Scaff; o presidente do Conselho Curador, Aluísio Dobes; o secretário do Conselho Curador, Alvin Laemmel; a nova diretora técnica do SAMU, Carla Araújo Pires; do diretor superintendente, Guilherme Genovez e a gerente de Suprimentos e Contratos, Carla Birolo Ferreira.

Reunião na 33ª Promotoria sobre o SAMU

O CRM-SC esteve reunido na terça-feira, 07/12, com o promotor Luiz Fernando Góes Ulysséa, da 33ª Promotoria de Florianópolis (Defesa da Saúde) para apresentar o relatório de Fiscalização realizado nas oito macrorregiões do Estado, e apontou graves irregularidades das condições de trabalho do SAMU em Santa Catarina. Os problemas identificados pelo Setor de Fiscalização foram também analisados pela plenária de conselheiros do CRM-SC, que decidiu pelo indicativo de Interdição Ética dos serviços, caso os problemas mais urgentes não sejam sanados em até 30 dias.

Participaram da reunião com o promotor: a secretária-geral do CRM-SC, conselheira, Graziela Schmitz Bonin; a médica fiscal, Vânia Bícego e a assessora jurídica, Mariah Martins.

 

Diretoria do CRM-SC participa de reunião no CFM

O presidente do CRM-SC, Daniel Knabben Ortellado e o conselheiro Marcelo Lemos dos Reis estiveram em Brasília, na sexta-feira, 5/11, para participar da reunião dos secretários gerais que apresentou os novos projetos que estão sendo desenvolvidos pelo setor de Tecnologia da Informação do CFM.

Na foto acima estão da esquerda para direita: Conselheiro do CRM-SC, Marcelo Lemos; secretária-geral do CFM, Dilza Ambrós Ribeiro; presidente do CRM-SC, Daniel Knabben Ortellado e o coordenador da Coordenadoria de Informática do CFM, Gleidson Porto.

 

CRM-SC apresenta sistema para consulta processual online à OAB/SC

Na sexta-feira, 17/09, o presidente do CRM-SC Daniel Knabben Ortellado recebeu a visita do presidente da Comissão de Direito da Saúde da OAB/SC, Wilson K. Campos. Na oportunidade, o representante dos advogados conheceu o sistema implantado pelo CRM-SC que permite a consulta processual online de médicos e advogados de sindicâncias e processos ético-profissionais em tramitação no Conselho.
“A ferramenta facilita o acesso das partes ao processo, sem precisar se deslocar até a sede do CRM-SC”, destaca o presidente do CRM-SC. Também participou do encontro, assessora jurídica do CRM, Mariah Martins.

 

Diretores do CRM-SC se reúnem com representantes da Secretaria de Estado da Saúde

Diretoria do CRM-SC recebeu na segunda-feira, 17/8, a visita de representantes da Superintendência de Urgência e Emergência e da Diretoria de Atendimento Pré-hospitalar da Secretaria de Estado da Saúde para apresentação do protocolo catarinense de classificação de risco nos pontos da Rede de Atenção às Urgências. (FOTO ABAIXO)

Participaram da reunião, o 3º vice-presidente do CRM-SC, Vicente Pacheco Oliveira; a secretária-geral do CRM-SC, Graziela Schmitz Bonin; a diretora de APH Fixo, Deyse Hames; Denise de Carvalho, diretora técnica da Superintendência de Urgência e Emergência e Luiz Carlos Mariano, coordenador estadual de Urgência e Emergência.

SAMU

Recentemente também ocorreu reunião entre o Setor de Fiscalização do CRM-SC e os responsáveis pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU para tratar sobre nomeação de diretores técnicos para cada uma das oito mesorregiões do estado. Estiveram presentes, o 3º vice-presidente do CRM-SC, Vicente Pacheco Oliveira; a assessora jurídica do CRM-SC, Luciane Schmidt de Moura; o superintendente de Urgência e Emergência da SES, tenente coronel Diogo Bahia Losso e o diretor técnico da empresa OZZ Saúde, Guilherme de Camargo.

O CRM-SC e a Secretaria de Estado da Saúde têm buscado fortalecer a comunicação e ações entre as duas entidades, no intuito de melhorar a assistência médica prestada aos catarinenses.

 

Curta e Compartilhe:
VOLTAR

Sua Saúde #31 | Fibrose Cística: Impacto na saúde e tratamento para melhorar a qualidade de vida

Neste episódio do podcast “Sua Saúde”, o presidente do CRM-SC, Marcelo Lemos dos Reis, recebe a médica pneumologista Concetta Esposito […]

Sua Saúde #30 | Infecção urinária de repetição: como impacta na vida da mulher

Neste episódio do podcast Sua Saúde, apresentado pelo presidente do CRM-SC, Marcelo Reis, a médica ginecologista obstetra Luísa Aguiar traz […]