Transformação digital: mais de 1,16 milhão de receitas médicas foram emitidas on-line em Santa Catarina em 2022

Ferramenta do Conselho Regional de Medicina (CRM-SC) gera comodidade para o paciente e economia para o médico

Levantamento do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) mostra os benefícios da transformação digital da entidade para médicos e pacientes. Um dos serviços oferecidos pela entidade aos profissionais, em 2022 o receituário digital foi usado por 14 mil médicos, o equivalente a 61% dos 23 mil profissionais registrados o estado.

Acessada em espaço restrito, de uso exclusivo, a ferramenta possibilita que os consultórios deixem de usar receitas em papel, que geram mais despesas e exigem espaço para armazenamento, e aumenta a comodidade para o paciente, que sai da consulta – presencial ou de telemedicina – com requisições de exames e a prescrição de medicamentos em arquivo digital.

No ano, os médicos catarinenses emitiram 1,16 milhão de receitas usando o sistema. Além disso, foram preenchidos digitalmente mais de 109 mil atestados. “A criação do receituário on-line é parte de um projeto amplo de inovação adotado pelo Conselho, que também digitalizou seus processos internos para ganhar maior agilidade e eficiência. A adoção intensiva da ferramenta pelos médicos é um indicativo de que é preciso oferecer mais soluções digitas para os profissionais e a sociedade”, diz o presidente do CRM-SC, Eduardo Porto Ribeiro.

No segundo semestre do ano passado a entidade desenvolveu novas ferramentas, como um sistema eletrônico que agiliza e simplifica a notificação obrigatória, pelo médico, de doenças à Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (DIVE).