Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

27 de maio de 2022

Justiça Federal mantém Resolução do CRM-SC que impede médicos de realizarem partos fora do ambiente hospitalar

Decisão do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região garante a validade da Resolução nº 193/2019, do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC), que proíbe a participação do médico em partos fora do ambiente hospitalar. A decisão da Desembargadora Marga Inga Barth Tessler diz que é preciso levar em consideração a segurança das mães e dos nascituros “que certamente podem ser afetados no seu direito fundamental à vida, por opções ou escolhas menos seguras para o decisivo momento do parto”. A decisão atribuiu efeito suspensivo ao recurso de Apelação interposto pelo CRM-SC, ainda pendente de decisão final pelo TRF4.

Saiba Mais>>

26 de maio de 2022

Presidente do CRM-SC explica as regras da Telemedicina, em programa da Record News

No programa Vera Toledo, da Record News, de quinta-feira (26), o presidente do CRM-SC, Eduardo Porto Ribeiro, explicou como funciona e quais as regras aplicadas à telemedicina no Brasil.

Saiba Mais>>

24 de maio de 2022

CRM-SC digitaliza processos e busca melhoria contínua para atendimento aos profissionais registrados

O Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina – CRM-SC aboliu o uso de papel na tramitação de processos internos. A medida é possível graças à implantação de um sistema de gestão digital de documentos e faz parte de projeto mais amplo, que pretende melhorar e acelerar o atendimento às demandas apresentadas ao órgão pelos mais de 22,7 mil médicos registrados.

Saiba Mais>>

Palestra “Questões éticas na escolha de via de parto”

24 de maio de 2022

O CRM-SC realizou na quarta-feira, 25/05, a nona palestra do Momento da Ética. O tema abordado foi “Questões éticas na escolha de via de parto”, com Andréa Antunes Caldeira de Andrada Ferreira – Conselheira do CRM-SC e ginecologista e Obstetra (CRM-SC 10411 RQE 11005 e 5612). 

leia mais...

Após ação conjunta do CFM e FPMed, Ministério da Educação revoga portaria que criava novas vagas em cursos de medicina

24 de maio de 2022

O Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Frente Parlamentar de Medicina (FPMed) uniram forças e participaram ativamente do processo que levou o Ministério da Educação a revogar a Portaria MEC nº 343/2022, divulgada no último dia 18 e que permitia a expansão de vagas em cursos de Medicina no Brasil. A nova orientação do Governo, que saiu na edição do Diário Oficial da União de segunda-feira (23), anula os efeitos da norma anterior que sofreu críticas pela forma como concebida e pelos riscos que trazia para o ensino médico brasileiro.

leia mais...

CBN Floripa: Presidente do CRM-SC fala sobre aumento da fila de espera por cirurgias eletivas

23 de maio de 2022

Presidente do CRM-SC, Eduardo Porto Ribeiro conversou ao vivo com o jornalista Anderson Silva, no programa CBN Hub, na segunda-feira, 23/05, sobre o problema das filas de espera por cirurgias eletivas em Santa Catarina e também sobre a falta de leitos nas UTIs Neonatais de todo o estado.

leia mais...

CRM-SC faz alerta sobre riscos do “chip da beleza”

20 de maio de 2022

O Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) emitiu Parecer condenando o uso clínico de implantes de gestrinona, frequentemente anunciados como “chips da beleza”. Segundo o documento, assinado pelo Conselheiro Itairan da Silva Terres: “não há, no momento, base científica que justifique o uso clínico de implantes de gestrinona para qualquer indicação, exceto em ambiente de estudos científicos devidamente registrados em Comissão de Ética em Pesquisa, conforme o regramento vigente para a condução de pesquisas clínicas envolvendo seres humanos no Brasil. O uso de medicamento sem registro no País e em apresentação e via de administração não estudada para a indicação proposta, afronta as normas sanitárias e éticas vigentes”.

leia mais...

CFM se posiciona contra a abertura de novas vagas nos cursos de medicina

19 de maio de 2022

O Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou uma nota criticando a Portaria MEC nº 343/2022, publicada esta semana, que permite a expansão de vagas em cursos de Medicina no Brasil. “Lamentavelmente, essa decisão foi tomada sem consulta ao CFM e às demais entidades médicas, setores diretamente envolvidos com a formação médica no País. Isso expressa uma opção excludente, autoritária e pouco transparente na condução de tema delicado e com consequências para a vida da população e dos profissionais”, afirma o CFM.

leia mais...

CRM-SC apoia Ministério Público na busca de soluções para melhorar atendimento no Hospital Regional de São José

18 de maio de 2022

O presidente do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC), Eduardo Porto Ribeiro participou de reunião, na segunda-feira (16/05), com o promotor Cristian Richard Stahelin Oliveira, da 11ª Promotoria de Justiça,  e entregou os resultados de uma vistoria feita no Hospital Regional de São José para avaliar as condições de trabalho na instituição e o atendimento na UTI Neonatal. Antes, na sexta-feira da semana passada, o CRM-SC também promoveu reunião com o novo diretor técnico do hospital, o médico Eduardo Casagrande, que se mostrou comprometido em aprimorar a gestão do hospital.

leia mais...

Falta de leitos em UTIs pediátricas de SC exige ações emergenciais

16 de maio de 2022

O colunista da NSC, Renato Igor abordou nesta segunda-feira, 16/05, a falta de leitos em UTIs pediátricas de Santa Catarina e ouviu o CRM-SC sobre o assunto. O conselheiro Marcelo Gurgacz, com 20 anos de experiência em UTIs pediátricas, destacou a necessidade de um planejamento e medidas de médio prazo. Já o presidente Eduardo Porto Ribeiro, ressaltou sobre a urgência de ações para ampliação da infraestrutura de atendimento.

leia mais...

Artigo: A educação médica e a interiorização da oferta de profissionais

12 de maio de 2022

O Blog do Prisco publicou, nesta quinta-feira (12/05), Artigo escrito pelo presidente do CRM-SC, Eduardo Porto Ribeiro sobre “A educação médica e a interiorização da oferta de profissionais”.

leia mais...

CRM-SC parabeniza o médico Luiz Alberto Silveira pela posse na Academia Catarinense de Letras

11 de maio de 2022

O CRM-SC parabeniza o médico oncologista clínico, Luiz Alberto Silveira, pela posse, na Academia Catarinense de Letras. Ele passa a ocupar a cadeira 35, que pertencia ao escritor e artista plástico, Rodrigo de Haro. A cerimônia ocorreu na Casa José Boiteux, centro de Florianópolis, na noite da última terça-feira, (11/05).

leia mais...