CRMSC

  Espaço do Médico

Fórum de Ética

 

13º Fórum de Ética Médica do CRM-SC – 13 a 15 de outubro de 2020

 

Palestras – 13/10/2020 – Terça-feira

Presidente do CRM-SC apresentou as Ações do CRM-SC durante a pandemia da Covid-19 e o 2º vice-presidente do CFM, Alexandre de Menezes Rodrigues falou sobre as Ações do CFM na pandemia da COVID-19.

 

Palestras – 14/10/2020 – Quarta-feira 

Vice-presidente do CFM, Donizetti Giamberardino Filho, explanou sobre Telemedicina e a Secretária executiva da Comissão Nacional de Residência Médica, Viviane Cristina Uliana Peterle abordou sobre Residência Médica.

 

Palestra – 15/10/2020 – Quinta-feira 

O prof. Dr. Rui Nunes – Doutor em Bioética e coordenador do curso de Doutorado em Bioética da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto explanou sobre A autonomia do médico e do paciente sob a luz da Bioética.

 

 

 

 

Palestrantes

 

Dr. Daniel Knabben Ortellado – Cirurgião de Cabeça e Pescoço e Presidente do CRM-SC. Graduado em medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2000. Mestrado em Ciências Médicas pelo Hospital Heliópolis – SP.

Dr. Mauro Britto Ribeiro – Cirurgião geral e presidente do Conselho Federal de Medicina – CFM. Graduado pela Faculdade de Medicina de Petrópolis (RJ), cursou pós-graduação no Hospital Monte Sinai, em Nova Iorque (EUA). É professor do curso de Medicina da Universidade Anhanguera-Uniderp e da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Dr. Donizetti Giamberardino Filho – Médico Pediatra e vice-presidente do CFM. Graduado pela Universidade Federal do Paraná em 1977. Tem especialização em pediatria, nefrologia e nefrologia pediátrica, e MBA em gestão hospitalar. É diretor técnico e chefe do Serviço de Nefrologia Pediátrica do Hospital Infantil Pequeno Príncipe (Curitiba). É professor de medicina da Faculdade Pequeno Príncipe (FPP). 

Dra. Viviane Cristina Uliana Peterle – Médica Reumatologista e secretária executiva da Comissão Nacional de Residência Médica. Graduada pela Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória e mestrado e doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília. Professora do curso de Medicina do UNICEUB. Coordenadora da Comissão de Residência Médica do Hospital Regional Leste-SESDF. 

Dr. Rui Nunes – Médico português, professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Primeiro doutorado em todo o espaço lusófono na área da bioética, é presidente e fundador da Associação Portuguesa de Bioética.

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

13/10/2020 – Terça-feira

 

19h30 – Abertura

19h35 – 20h – Ações do CRM-SC durante a pandemia da Covid-19

Conferencista – Dr. Daniel Knabben Ortellado – Presidente do CRM-SC

20h – 20h30 – Ações do CFM na pandemia da COVID-19

Conferencista – Dr. Mauro Britto Ribeiro – Presidente do CFM

20h30 – 21h – Discussão

  

14/10/2020 – Quarta-feira 

 

19h30 – 20h – Telemedicina

Conferencista – Dr. Donizetti Giamberardino Filho – Vice-presidente do CFM

20h – 20h30 – Discussão

20h30 – 21h – Residência Médica

Conferencista – Dra. Viviane Cristina Uliana Peterle – Secretária executiva da Comissão Nacional de Residência Médica

21h – 21h30 – Discussão

   

15/10/2020 – Quinta-feira 

                                  

18h – 19h: A autonomia do médico e do paciente sob a luz da Bioética

Conferencista – Prof. Dr. Rui Nunes – Doutor em Bioética e coordenador do curso de Doutorado em Bioética da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

19h – 19h30 – Discussão

19h30 – Encerramento

 

 

 

Curta e Compartilhe:
VOLTAR

Nota de Esclarecimento: CFM e CRM-SC esclarecem critérios de acesso ao prontuário médico

Diante da notícia amplamente divulgada de que entidades médicas catarinenses buscam pactuar com a autoridade policial e o Ministério Público a flexibilização do acesso ao prontuário médico, O Conselho...

Sociedades médicas buscam apoio do CRM-SC para combater o exercício ilegal da Medicina

A violação do ato médico e a invasão de especialidade foi tema de reunião, na terça-feira (09), entre o Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina e as Sociedades...