É a primeira inscrição após a formatura e esta solicitação é realizada pelo Espaço do Médico, no site do CRM-SC.
As credenciais de acesso permitem acessar todos os serviços do CRM-SC, inclusive a emissão de receitas médicas.
Para isso, entre no Espaço do Médico, clique em Cadastre-se e preencha os dados solicitados, clicando aqui.
Entre novamente no Espaço do Médico, com o login e senha anteriormente registrados, clique em INSCRIÇÕES e depois em INSCRIÇÃO PRINCIPAL.
Não assuma nenhum compromisso antes da liberação do seu CRM
Temos percebido que os formandos têm assumido compromisso de trabalho, antes da liberação do número do CRM, contando que o mesmo estará liberado a tempo. Importante lembrar, que o processo de Inscrição envolve a análise e a validação de documentos que podem levar mais que o tempo previsto.
Desta forma, recomendamos que compromissos que dependam do registro no CRM-SC não sejam assumidos antes da conclusão do processo.
O número do seu CRM só será gerado no atendimento presencial
O número de CRM será gerado somente durante o atendimento presencial (no horário previamente agendado), mediante a documentação completa. Na falta de qualquer um dos documentos listados e/ou a falta de pagamento NÃO será feita a inscrição.
Faça sua Primeira Inscrição no Estado onde tiver maior prioridade para atuar
O formando deverá fazer a sua primeira inscrição no Estado onde tiver maior prioridade para atuar, pois a transferência ou inscrição secundária para outros Estados depende do cumprimento de prazos internos, levando mais tempo para ser efetuada.
Inscrição de médicos formados no exterior possuem orientações complementares
Para médicos formados no exterior seguir as orientações disponíveis nas páginas: https://crmsc.org.br/inscricao-de-medico-brasileiro-formado-no-exterior/ ou https://crmsc.org.br/inscricao-de-medico-estrangeiro-formado-no-exterior/
Universidades de Santa Catarina
O documento de Comprovação da Colação de Grau, deverá ser enviada pela Universidade para o e-mail: pessoafisica@crmsc.org.br, a pedido do formando.
Só serão aceitos documentos:
– Emitidos em papel timbrado da Universidade;
– Encaminhados por e-mail institucional da Universidade;
– Assinados pelo Coordenador do Curso de forma digital, com padrão ICP- Brasil;
– Que contém de forma explícita que a lista é de Colação de Grau. Não serão aceitas lista de prováveis formandos.
A aceitação do documento com a relação de formandos enviada pela universidade dependerá de validação, cujo prazo é até 5 dias úteis.
Vale ressaltar que caso haja inconsistência de informações ela será solicitada novamente e o tempo para validação pode se estender, retardando a emissão do registro.
Universidades fora de Santa Catarina
A validação do documento de Comprovação da Colação de Grau das Universidades de fora de Santa Catarina é realizada pelo CRM do estado onde está localizada a instituição de ensino.
A inscrição só poderá ser realizada quando o CRM que fez a validação liberar o documento no sistema nacional do CFM.
O prazo aproximado para a Validação é de 10 dias úteis.
Diploma Físico emitido pelo MEC, ou E-Diploma emitido pelo MEC
O MEC, por meio da Portaria nº 554/2018, regulamentou o registro e a emissão de diploma digital pelas instituições de ensino superior que compõem o Sistema Federal de Ensino. Será obrigatória a validação do diploma e da assinatura digital, ou Declaração ou Certidão de Colação de Grau, deverá ser apresentada no caso do diploma ainda não ter sido emitido.
O documento deve ser expedido pelas instituições formadoras de médicos oficiais e reconhecidas pelo MEC.
O médico que realizar sua inscrição com esta declaração, deverá obrigatoriamente apresentar seu diploma em até 180 dias.
São aceitos: Carteira de identidade emitida por órgãos de segurança pública dos estados brasileiros, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de conselhos de fiscalização profissional, identidade militar e carteiras funcionais, desde que tenham validade equivalente, emitidas por órgãos que detêm força de lei federal.
Observação: Os Documentos devem ser apresentados em bom estado de conservação e possuir foto que identifique plenamente o titular.
Deve ser apresentado o original ou comprovante do site da Receita Federal disponível Aqui, caso não conste no documento de identificação.
Deve ser apresentado o título eleitoral ou e-título ou certidão de quitação eleitoral ou certidão de regularidade disponível Aqui.
Para formandos do sexo masculino, até 45 anos, deve ser apresentado o Certificado Militar Original com prova de regularidade. Acesse modelo e verifique os tipos de documentos que constituem prova de regularidade militar.
O comprovante de endereço deve ser original e pode estar em nome do formando ou de seus pais. Caso não tenha nenhum documento que comprove, deve apresentar declaração de residência acessando o modelo.
Inscrição agendada para ser realizada na Delegacia Regional de São Miguel do Oeste é necessário: Apresentar 1 foto 3×4 com o seguinte padrão: colorida, fundo branco (não trajar roupa branca), sem data e sem adornos ou acessórios, como chapéus, bonés, óculos, brincos, etc.
Para as inscrições agendadas na sede (Florianópolis) e nas demais Delegacias Regionais não há necessidade de levar fotos (são tiradas na hora).
Cópia do comprovante de pagamento da anuidade e taxas pertinentes.
Legislação:
Lei nº 3268/1957: Artigo 17
Resolução CFM 2010/2013 – Manual de Procedimentos Administrativos para Pessoa Física e Jurídica
Para dúvidas técnicas, preencha o formulário para contato com o Setor de TI, clicando no botão abaixo: