CRMSC

# 41 – Inseminação intrauterina é opção menos invasiva de reprodução assistida

Publicado em:

A inseminação intrauterina é uma técnica de reprodução assistida indicada principalmente para casais que enfrentam dificuldades leves para engravidar. Para explicar melhor o funcionamento da técnica, o vice-presidente do CRM-SC, Marcelo Lemos dos Reis, conversa com a  médica ginecologista e obstetra, especialista em Reprodução Humana, Kazue Harada Ribeiro, nesse episódio do Podcast Sua Saúde.

De acordo com a especialista, a inseminação intrauterina consiste na introdução do sêmen previamente preparado diretamente dentro do útero da mulher, no período próximo à ovulação. “O objetivo é aproximar os espermatozoides do óvulo, aumentando as chances de fecundação de forma natural”, explica.

A técnica é indicada para casos de infertilidade leve, como alterações discretas na qualidade do sêmen, distúrbios de ovulação ou situações em que não há uma causa aparente para a dificuldade de engravidar.

Entre as principais diferenças em relação à fertilização in vitro (FIV), a especialista destaca que, na inseminação intrauterina, a fecundação ocorre dentro do corpo da mulher, enquanto na FIV o óvulo é fertilizado em laboratório. “A inseminação é um método mais simples, menos invasivo e com custo menor, sendo geralmente indicada como uma primeira opção antes da FIV”, pontua.

 

Acesse a terceira temporada do podcast Sua Saúde nos canais do CRM-SC:

Sobre o podcast Sua Saúde

O podcast Sua Saúde, desenvolvido pelo Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC), tem como objetivo educar, informar e engajar a população sobre diversos temas relacionados à saúde. Em cada episódio, especialistas reconhecidos pelo CRM-SC exploram assuntos relevantes e de interesse público, apresentando informações de forma acessível e didática. Os novos episódios são lançados as terças e sextas-feiras, nos canais do CRM-SC no YouTube (@Crmsc1) e no Spotify (CRM-SC | Sua Saúde). O programa é ideal para quem deseja estar atualizado sobre cuidados com a saúde, descobertas médicas recentes e práticas recomendadas para um estilo de vida saudável.

Curta e Compartilhe:
VOLTAR