CRMSC

#49 – Saúde reprodutiva: Impactos e causas da infertilidade masculina

Publicado em:

A dificuldade para engravidar ainda costuma ser associada exclusivamente à saúde da mulher, mas essa percepção está distante da realidade. Segundo especialistas, a infertilidade masculina é mais frequente do que se imagina e precisa ser discutida sem tabus. 

Nesse episódio do Podcast Sua Saúde, o vice-presidente do CRM-SC, Marcelo Lemos dos Reis conversa com a médica ginecologista e especialista em Reprodução Assistida, Mila Harada Ribeiro Cerqueira, sobre os principais fatores que afetam a fertilidade do homem e quando o casal deve buscar orientação especializada.

De acordo com a especialista, a infertilidade masculina ocorre quando há alterações na produção, qualidade ou no transporte dos espermatozoides, dificultando a fecundação. O casal deve suspeitar de um possível problema quando, após um ano de tentativas regulares sem uso de contraceptivos, a gestação não acontece. Em alguns casos, especialmente quando a mulher tem mais de 35 anos ou quando o homem apresenta histórico de doenças urológicas, esse período de investigação pode ser antecipado.

Mila Harada lembra que a responsabilidade pela infertilidade não recai majoritariamente sobre a mulher, como muitos ainda acreditam. “As causas são divididas entre ambos: cerca de um terço dos casos está relacionado ao fator masculino, um terço ao feminino e o restante envolve fatores combinados ou sem causa aparente”, explica.

Entre as principais causas da infertilidade masculina, estão alterações hormonais, varicocele, infecções, traumas, uso de anabolizantes, tabagismo, consumo excessivo de álcool e exposição prolongada ao calor ou substâncias tóxicas. Condições genéticas e doenças como diabetes também podem comprometer a qualidade do sêmen.

 

Acesse a terceira temporada do podcast Sua Saúde nos canais do CRM-SC:

Sobre o podcast Sua Saúde

O podcast Sua Saúde, desenvolvido pelo Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC), tem como objetivo educar, informar e engajar a população sobre diversos temas relacionados à saúde. Em cada episódio, especialistas reconhecidos pelo CRM-SC exploram assuntos relevantes e de interesse público, apresentando informações de forma acessível e didática. Os novos episódios são lançados as terças e sextas-feiras, nos canais do CRM-SC no YouTube (@Crmsc1) e no Spotify (CRM-SC | Sua Saúde). O programa é ideal para quem deseja estar atualizado sobre cuidados com a saúde, descobertas médicas recentes e práticas recomendadas para um estilo de vida saudável.

Curta e Compartilhe:
VOLTAR