#06 – Distúrbios da puberdade: como identificar as principais causas e buscar tratamento?
Publicado em:
O vice-presidente do CRM-SC, Marcelo Lemos dos Reis bate um papo com o médico endocrinologista e metabologista, Frederico Marchisotti sobre os distúrbios da puberdade.
No episódio o especialista explica como identificar as principais causas e o tratamento indicado para a puberdade precoce e para a puberdade tardia. Os distúrbios da puberdade podem se manifestar como puberdade precoce ou tardia, com sintomas que variam entre os sexos. Em meninas, a puberdade precoce pode incluir o desenvolvimento precoce dos seios, pelos pubianos e/ou menstruação, enquanto em meninos, pode envolver o aumento dos testículos, crescimento do pênis e desenvolvimento de pelos pubianos. A puberdade tardia, por outro lado, pode ser caracterizada pela ausência desses sinais em idades consideradas típicas.
Para as duas condições existem tratamentos, a terapia hormonal pode ajudar a fazer com que as características sexuais se desenvolvam. Por isso, a recomendação é buscar orientação médica para que o tratamento seja realizado de forma personalizada.
Acesse a terceiratemporada do podcast Sua Saúde nos canais do CRM-SC:
O podcast Sua Saúde, desenvolvido pelo Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC), tem como objetivo educar, informar e engajar a população sobre diversos temas relacionados à saúde. Em cada episódio, especialistas reconhecidos pelo CRM-SC exploram assuntos relevantes e de interesse público, apresentando informações de forma acessível e didática. Os novos episódios são lançados as terças e sextas-feiras, nos canais do CRM-SC no YouTube (@Crmsc1) e no Spotify (CRM-SC | Sua Saúde). O programa é ideal para quem deseja estar atualizado sobre cuidados com a saúde, descobertas médicas recentes e práticas recomendadas para um estilo de vida saudável.
Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação em nosso site. Ao utilizar, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Se você concorda, clique em ACEITO.ACEITO