Debate sobre a importância do Sistema de acreditação das escolas médicas

Momento da Ética, evento online do CRM-SC, será transmitido pelo youtube, na quarta-feira, dia 24/04, a partir das 19h30

O Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme), implementado pelo Conselho Federal de Medicina – CFM como instrumento balizador dos parâmetros essenciais à formação médica de qualidade no Brasil será tema do Momento da Ética neste mês de abril.

O evento online do CRM-SC acontecerá na quarta-feira, dia 24 /04, a partir das 19h30 e será transmitido pelo canal de Youtube da autarquia, através do link: https://www.youtube.com/watch?v=veVGMkTnkNo.

A conversa será conduzida pelo coordenador do Saeme/CFM, Donizetti Dimer Giamberardino Filho e pelo coordenador executivo do sistema, Milton de Arruda Martins que apresentarão o Saeme aos médicos catarinenses. “Nossa intenção é explanar a importância deste projeto e como se dá o processo de acreditação para que mais escolas médicas participem da avaliação e recebam o selo certificador”, destaca Donizetti.

Criado pelo Conselho Federal de Medicina em 2016, atua como uma estratégia atual e dinâmica de qualificação da formação médica no país. Em Santa Catarina, apenas uma das 16 universidades que ofertam curso de Medicina está acreditada pelo Saeme, sendo a FURB, de Blumenau.

RECONHECIMENTO INTERNACIONAL

O projeto, desenvolvido em parceria com a Associação Brasileira de Educação Médica (Abem), não se resume a uma avaliação pontual, específica e padronizada, baseada na apresentação de evidências, mas envolve também o acompanhamento dos cursos acreditados, com a preocupação de elevar o nível do ensino.

O Saeme é um sistema reconhecido pela World Federation for Medical Education (WFME), instituição composta por seis federações de educação médica, uma de cada continente. Isso coloca o Brasil como um dos dois países da América Latina credenciados internacionalmente por essa entidade (o outro é o México). A medida confere um selo de qualidade ao Saeme e o eleva à condição de único acreditador de escolas médicas brasileiras das quais deverão advir os egressos que desejem se submeter ao exame da Comissão Educacional para Médicos Graduados no Exterior (ECFMG, na sigla em inglês).