O CRM-SC e o CFM fazem alerta para mais um golpe que está sendo aplicado contra médicos. Criminosos têm entrado em contato através do WhatsApp, alegando a existência de pendências no Conselho e ameaçando suspender o CRM dos profissionais caso não seja efetuado o pagamento de um boleto falso.
É importante ressaltar que o CRM-SC e o CFM não entram em contato por meio de mensagens para o envio de boleto bancários ou para solicitar dados pessoais, fotos ou cópias de documentos.
O CRM-SC destaca que quando entra em contato com o médico pelo WhatsApp é apenas para informar que o profissional tem pendências financeiras. Mas nesta mensagem orienta para que a emissão do boleto deve ser feita pelo site do CRM-SC, Espaço do Médico e/ou Espaço do Diretor Técnico.
Diante de qualquer suspeita, é fundamental que os médicos contatem diretamente o CRM-SC e denunciem o ocorrido à polícia.
O CRM-SC Orienta:
– Não aceite o recebimento de boleto bancário, através do WhatsApp.
– Todos os boletos de pagamento para o CRM-SC devem ser recebidos através do e-mail oficial ou emitido pelo Espaço do Médico e Espaço do Diretor Técnico, em casos de empresas.
– Quando o CRM-SC entra em contato com o médico pelo WhatsApp é apenas para informar que o profissional tem pendências com o Financeiro. Mas nesta mensagem é orientado para que a emissão do boleto seja feita pelo site do CRM-SC, Espaço do Médico e/ou Espaço do Diretor Técnico.
– Nos casos em que o médico recebe boleto pelo WhatsApp é sempre importante confirmar o beneficiário. O beneficiário precisa ser Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina, e constar o número do CNPJ (798315660001-15), caso for outro nome ou número de CNPJ é GOLPE.
– O CFM não envia mensagens de cobranças financeiras por e-mail, WhatsApp ou outro tipo de aplicativo.