CRMSC

  Espaço do Médico

Podcast Sua Saúde faz alerta sobre os perigos do “chip da beleza”

Publicado em:

O CRM-SC publicou mais um episódio do podcast Sua Saúde. Dessa vez a entrevista é com o Conselheiro e endocrinologista Itairan da Silva Terres. Há poucos meses ele assinou parecer da entidade que condena o uso clínico de implantes de gestrinona, frequentemente anunciados como “chips da beleza”.

“Não há, no momento, base científica que justifique o uso clínico de implantes de gestrinona para qualquer indicação, exceto em ambiente de estudos científicos devidamente registrados em Comissão de Ética em Pesquisa, conforme o regramento vigente para a condução de pesquisas clínicas envolvendo seres humanos no Brasil. O uso de medicamento sem registro no País e em apresentação e via de administração não estudada para a indicação proposta, afronta as normas sanitárias e éticas vigentes”, diz o parecer.

A análise do assunto teve como base uma Nota Técnica em que as Câmaras Técnicas de Endocrinologia e Metabologia e de Ginecologia e Obstetrícia do CRM-SC fazem extensa pesquisa nas bases científicas disponíveis e demonstram não haver estudos que indiquem eficácia ou segurança do uso desta medicação para fins estéticos, bem como sua aplicação na forma de implantes, como tem sido feito frequentemente.

Assista

Curta e Compartilhe:
VOLTAR