Bem vindos ao futuro do CRM-SC

O dia 18 de outubro foi diferente em 2021. Além de comemorarmos o Dia do Médico, nesta data entrou em funcionamento o novo Sistema de Gestão Eletrônica de Documentos (SGED), a mais importante etapa do projeto de modernização nos processos internos do CRM-SC.

Através deste sistema, integralmente desenvolvido para o CRM-SC, a tramitação de documentos passa a ocorrer exclusivamente no formato eletrônico, eliminando o uso de papel desde o seu protocolo de entrada. O sistema permite celeridade aos encaminhamentos necessários, rastreabilidade de todos os documentos e permitirá o protocolo pelo usuário externo diretamente no site do Conselho, viabilizando que esclarecimentos e demais manifestações sejam anexadas pelo próprio médico ou seu procurador aos processos em tramitação, sem a necessidade de remessa via correios ou entrega física dos documentos na sede e delegacias.

Este é um dos principais projetos da atual gestão, tendo iniciado com as ferramentas personalizadas do Fale Conosco e Consulta Processual já implementados e que serão integradas aos programas em desenvolvimento pelo Conselho Federal de Medicina como o PAe/ePEP.

Evidente que projeto tão grandioso terá um longo período de adaptação tanto para usuários como para colaboradores e conselheiros, mas não há melhor forma de tornar o CRM ágil e próximo do que permitir que seus serviço estejam acessíveis para qualquer computador ou smartphone, e ainda assim devidamente revestidos de mecanismos voltados à observância da legislação vigente quanto ao tratamento de dados (LGPD) e do princípio da formalidade típico dos órgãos da administração pública.

Processos já implantados:

– Pedido de parecer/consulta diretamente pelo website;

– Denúncias de infração ética por cidadãos e entre médicos diretamente pelo website;

– Protocolo na sede em formato digital integrado ao SGED, sem retenção de documentos em papel;

– Denúncias à fiscalização e CODAME;

– Consulta (vista) pelas partes dos autos de sindicâncias e processos ético-profissionais em andamento.

Processos em implantação:

– Protocolo nas delegacias em formato digital integrado ao SGED, sem retenção de documentos em papel;

– Protocolo pelo usuário externo diretamente ao SGED quando do atendimento a requisições do Conselho, tais como, entrega de prontuários médicos, manifestações escritas, defesa prévia e alegações durante instrução processual.