CRMSC

Campanha de Vacinação contra a gripe é ampliada em Santa Catarina

Publicado em:

A Campanha de Vacinação contra a gripe foi ampliada em Santa Catarina e as doses remanescentes estão liberadas para aplicação em toda a população acima dos 6 meses de idade. A medida segue recomendação feita pelo Ministério da Saúde (MS), de utilizar as doses excedentes na população em geral, tendo em vista o grande número de internações registradas em decorrência da gripe.

 

A ampliação da vacinação visa aumentar a cobertura vacinal e reduzir o número de hospitalizações e casos graves causados pela doença. Vale ressaltar a importância das pessoas mais vulneráveis, que são aquelas que fazem parte de um dos grupos prioritários, de se vacinarem contra a gripe, levando em consideração que essa população tem mais chances de adoecer gravemente em decorrência do vírus influenza.

 

A vacinação contra a gripe desempenha um papel crucial na saúde pública. “Ao ser vacinado, além de nos protegermos, também estamos protegendo quem está ao nosso redor. A vacinação é uma medida importante para proteger a saúde individual e comunitária, prevenindo doenças, complicações graves e reduzindo o impacto da gripe na sociedade”, destaca a secretária-geral do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC), Lygia Goretti Bruggemann Peters.

 

A vacina oferecida na rede pública de saúde previne os principais vírus influenza presentes no Brasil, que são influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o vírus influenza B. No entanto, a proteção só ocorre de duas a três semanas após a aplicação da dose, por isso a importância de se vacinar o quanto antes, evitando casos graves, hospitalizações e mortes por gripe.

 

Crianças que vão receber a vacina pela primeira vez devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias. A dose da vacina da gripe pode ser aplicada com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, exceto com a vacina da dengue. O intervalo recomendado entre as doses da gripe e da dengue é de 24 horas.

Curta e Compartilhe:
VOLTAR