O Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) e a Sociedade de Anestesiologia de Santa Catarina (SAESC) juntaram esforços numa campanha de conscientização sobre as melhores práticas na medicina no que tange à segurança do paciente. A segurança passa pela abordagem terapêutica a ser adotada pela equipe médica, que deve dar atenção a temas como alergias e eventos adversos durante o procedimento anestésico.
Conforme as orientações, adotar uma cultura de prevenção, com entrevista e cuidados pré-anestésicos, limita as possibilidades da ocorrência de eventos danosos. A coordenação da campanha ressalta que é preciso saber o que fazer, pois comunicação ágil, correta e eficaz salva vidas. Trata-se de informações essenciais para profissionais da anestesiologia.
Orientações aos anestesiologistas
Para conduzir corretamente casos de Hipertermia Maligna e Alergia/Anafilaxia, a campanha ressalta que o mais importante e prioritário é sempre pedir ajuda. Assim como estar sempre atualizado no tratamento dessas complicações.
Caso o profissional de anestesiologia tenha algum caso suspeito, deve entrar em contato com o Centro Brasileiro de Estudo, Diagnóstico e Investigação da Hipertermia Maligna (CEDHIMA) para investigação do paciente e eventualmente da sua família. Uma suspeita de HM é diferente da confirmação através de teste específico, portanto não deixe de encaminhar seu paciente.
E quando a reação for alérgica ou anafilática?
Entenda os conceitos:
Hipersensibilidade: resposta repetível a um estímulo geralmente tolerado.
Alergia: reação de hipersensibilidade por mecanismo imunológico específico.
Anafilaxia: reação grave, generalizada e potencialmente fatal, pode ocorrer mesmo sem mecanismo alérgico identificado.
Para confirmar, siga o protocolo recomendado:
1ª coleta de triptase: até 1 hora após o início da reação;
2ª coleta: 2 – 4 horas depois. Se não for possível, colete uma amostra entre 1 – 4 horas.
Amostra de base: 24 horas depois ou no momento dos testes cutâneos.
☎ ️ Contato para orientação emergencial: o Hotline HM da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) atende em um desses telefones: (11) 5575-9873 ou (11) 99745-7730. O serviço é gratuito e 24hrs.