CRMSC

  Espaço do Médico

Comportamentos diferentes da COVID-19 foram apresentados pelo Epidemiologista Ricardo Kuchenbecker, no webinar do CRM-SC

Publicado em:

O tema do segundo webinar do CRM-SC, realizado na quinta-feira, 06/08, foi sobre A situação atual da COVID-19 na região Sul – uma visão epidemiológica. O médico epidemiologista e Gerente de Risco do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Ricardo Kuchenbecker (CRM-RS 20067 RQE 33174) discutiu o assunto.

O epidemiologista apresentou dados que mostram a diferença de comportamento da epidemia. “O Brasil tem dimensões continentais e, por isso, não tem uma única curva epidêmica representativa”, disse. Neste momento, as regiões Norte e Nordeste apresentam indicativos de diminuição, o Sudeste encontra-se num patamar de estabilização, mas apresenta um nível muito elevado de óbitos, e as regiões Centro-oeste e Sul estão numa tendência de ascensão.

Ele também citou que o grau de letalidade da COVID-19 é influenciado pelas iniquidades, no ponto de vista das diferenças regionais e pela sobrecarga do sistema de saúde. Todos esses fatores devem ser levados em consideração na análise de cada região, mesmo dentro de um mesmo estado. Kuchenbecker mostrou também dados estatísticos, quanto ao distanciamento social no Rio Grande do Sul, onde foi possível observar que as condições climáticas (chuva, frio e ciclone) parecem ter contribuído mais para a permanência das pessoas em casa em contraposição com as recomendações emitidas pelas autoridades sanitárias.

A responsabilidade e a importância do papel do médico, como liderança comunitária em benefício das pessoas foi destacado pelo epidemiologista.

“Conforme a Organização Mundial da Saúde, estamos vivendo uma pandemia e uma infodemia, que é uma “pandemia de informação”. Neste caso, o excesso de informação é quase igual a nenhuma informação, e nós médicos temos o dever e a capacidade de filtrá-las e traduzir em benefício da comunidade”, finalizou.

 

Assista o webinar na íntegra:

https://www.youtube.com/watch?v=sM7oxoA6uWY 

 

 

Curta e Compartilhe:
VOLTAR