Conselho Regional de Medicina abre diálogo com nova secretária de saúde do Estado

Representantes do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) participaram de um encontro com a secretária estadual de saúde, Carmen Zanotto. Além do presidente da entidade, Eduardo Porto Ribeiro, a visita teve a participação do Conselheiro e vice-corregedor Marcelo Lemos dos Reis. O diálogo entre a entidade e a administração pública é considerado importante para aperfeiçoar os serviços de saúde no estado e garantir a qualidade da estrutura de trabalho oferecida aos médicos.

“Além de ser profissional essencial para promoção da saúde, o que é evidente, o médico tem contato muito próximo e direto com eventuais problemas e necessidades dos pacientes. É importante que ele seja ouvido”, diz Eduardo Porto Ribeiro. Ele destacou que o propósito da entidade é contribuir para a busca de soluções que beneficiem a todos. “Precisamos mesmo conversar porque há muito a ser feito”, disse a secretária, que em breve vai fazer uma visita à sede do Conselho.

A fila das cirurgias eletivas foi um dos temas levantados na conversa. A secretária falou do planejamento em andamento e das ações que devem ser organizadas para enfrentar o problema, e ouviu sugestões dos representantes CRM-SC, que também a alertaram sobre problemas registrados em diferentes partes do estado e que chegaram ao conhecimento da entidade. Entre as questões que merecem atenção estão dificuldades relacionadas à regulação de pacientes de UPAs e internados e a necessidade de acompanhamento dos serviços dos laboratórios de análises clínicas que atendem os Hospitais da rede estadual em Florianópolis.