CRMSC

  Espaço do Médico

Cosemesc aborda situação da pandemia e baixa cobertura de vacinação entre os profissionais da saúde

Publicado em:

Os representantes do Conselho Superior das Entidades Médicas de Santa Catarina – Cosemesc realizaram a primeira reunião do ano, na noite de quarta-feira, 17/02, na sede do CRM-SC.

A principal pauta de discussão foi a situação da pandemia de Covid-19 no estado, principalmente no Oeste Catarinense. A baixa cobertura de vacinação entre os profissionais da saúde também foi abordada pelos dirigentes médicos.

O presidente do CRM-SC Daniel Ortellado, frisou a necessidade de manter uma cobrança permanente junto aos gestores municipais e estadual para que todos os profissionais da saúde tenham prioridade na vacinação. “Independente, de estarem ou não atuando em hospitais, os profissionais de saúde têm contato próximo com pacientes, o que aumenta consideravelmente a exposição, seja em hospitais, ambulatórios públicos ou consultórios particulares”, disse.

Ortellado comentou que na tentativa de colaborar com a estratégia de imunização no estado, o CRM-SC está buscando o diálogo com a Secretaria de Estado da Saúde e com a Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis para oferecer a sua sede na capital catarinense para servir como posto de vacinação a todos os profissionais da saúde. Até o presente momento não obteve resposta de nenhum órgão.

O coordenador do Cosemesc e presidente da ACM, Ademar Paes Jr destacou que as entidades emitiram nota cobrando agilidade na vacinação dos médicos e demais profissionais da saúde. Já o presidente do Simesc Cyro Soncini, salientou que os hospitais têm equipamentos, mas faltam profissionais para atuar na linha frente da pandemia. “As entidades precisam manter o tônus e acompanhar os investimentos para abertura de novos leitos e continuar cobrando agilidade na vacinação visando proteger os profissionais da saúde”.

A situação enfrentada pelos médicos que atuam no SAMU e a nomeação do novo diretor geral do Hospital Infantil Joana de Gusmão também foram pautas da reunião. A próxima reunião do Cosemesc será no final de março.

 

 

 

 

Curta e Compartilhe:
VOLTAR