COSEMESC busca respostas da SES sobre pautas da categoria médica

Atendendo ao pedido do coordenador do Conselho Superior das Entidades Médicas (COSEMESC) e presidente do Sindicato dos Médicos de Santa Catarina (SIMESC), Cyro Soncini, o secretário de Estado da Saúde, Aldo Baptista Neto, e sua equipe, receberam na tarde de segunda-feira (01/08), os representantes do Conselho para tratar de pautas da categoria médica.

RPM
A respeito dos encaminhamentos sobre os ajustes ao Decreto nº 1.752/2022, que trata da Remuneração por Produtividade Médica (RPM), os gestores informaram que foi possível atender parte das reivindicações dos médicos, principalmente as que envolvem emergencistas, anestesiologistas e intensivistas. ”Estamos terminando os pareceres jurídicos, impacto financeiro, para chamar o grupo de trabalho e apresentar as alterações realizadas”, disse Vitor Luiz Soares Bartelega, chefe de gabinete.

SAMU
Sobre a contratação de médicos para a regulação do SAMU, o superintendente de Urgência e Emergência, Sandro Fonseca, confirmou que estão em fase de conclusão para o fechamento do quadro de profissionais. “Resta chamar três médicos, em um total de 200 contratados, o que assegura um melhor atendimento das demandas”.

UTIs
O secretário Aldo Baptista Neto, comentou sobre as ações para a ampliação da oferta de serviços e de leitos de UTIs pediátricos e neonatais na rede pública. “Até setembro teremos a ampliação de 143 leitos e 20 médicos foram chamados para o hospital Infantil Joana de Gusmão. Também devemos conseguir antecipar a reabertura da emergência pediátrica do hospital Regional de São José para meados de agosto”.

“Somos testemunhas do esforço feito pela SES para garantir vagas. O momento foi muito crítico e agora felizmente o quadro vem mudando. Permanecemos à disposição para ajudar”, citou o coordenador do COSEMESC e presidente do SIMESC, Cyro Soncini.

O presidente da Associação Catarinense de Medicina (ACM), Ademar José de Oliveira Paes Junior, acompanhado do vice-presidente, André Sobierajski, reforçou que as entidades médicas podem colaborar. “Temos uma capilaridade alta de profissionais dentro da ACM com conceitos científicos que podem auxiliar no debate para que se encontre o melhor resultado”.

Sobre a realização de concurso público, o secretário Adjunto de Saúde, Alexandre Fagundes, afirmou estar previsto apenas para o ano que vem. “A ideia é em três anos substituir os temporários por concursados”, projetou.

Carta 23º FEMESC

Os dirigentes entregaram oficialmente ao secretário a carta elaborada durante o 23º Fórum das Entidades Médicas de Santa Catarina (FEMESC), realizado em julho, na capital.

“São contribuições principalmente dentro da pauta valorização do trabalho médico. Sugestões de mudança que a longo prazo tem uma ação benéfica para a prestação de serviço de saúde à população e que podem resolver vários problemas crônicos que são comuns em todo o Brasil, mas que Santa Catarina pode ser pioneira em soluções”, destacou Eduardo Porto Ribeiro, presidente do CRM-SC.

O presidente da Academia de Medicina de Santa Catarina (ACAMESC), Luiz Alberto Silveira, destacou a importância da gestão com o comprometimento com os médicos e com a saúde. “Tenham sinceridade no propósito e façam aquilo que considerarem útil para deixar um legado que não será esquecido. Mesmo que nem tudo se concretize, cravem suas intenções e façam história”.

O Secretário reafirmou a intenção de continuar conversando com os médicos na formulação de políticas de saúde para Santa Catarina.