COSEMESC debate Revalida e autonomia do médico

O Conselho Superior de Entidades Médicas de SC, esteve reunido na quarta-feira, dia 14 de abril, no CRM-SC, em Florianópolis, para mais uma reunião de trabalho. Na ordem do dia, os principais debates foram sobre o Revalida e a autonomia do médico.

Sobre o Revalida, os dirigentes decidiram por fazer contato com os deputados federais catarinenses para apresentar a eles a decisão das entidades médicas, com o objetivo de barrar a aprovação dos projetos de Lei 3252/2020 e 881/2021, que permitem o trabalho de médicos no país sem comprovação de qualificação profissional. O presidente do CRM-SC, Daniel Ortellado aproveitou para destacar ação do CRM contra a contratação de médicos sem Revalida na região Oeste de SC. Sobre esse assunto, o COSEMESC divulgou nota posicionando-se contra a flexibilização do Revalida.

Também foi debatido no encontro a vacinação dos médicos de SC. A pedido da SES, o CRM busca identificar quem são os médicos que ainda não foram vacinados contra a Covid-19 e contará com o apoio das demais entidades para fazer com que a informação da pesquisa alcance o maior número de médicos possível.

Sobre a autonomia dos médicos, os dirigentes reforçaram o entendimento das entidades médicas nacionais de que é preciso que a relação médico-paciente seja respeitada, garantindo assim que o médico consiga realizar o melhor atendimento nos casos da Covid-19.

Os dirigentes comentaram ainda sobre a nomeação da deputada federal Carmen Zanotto para a SES e a necessidade de agendarem uma reunião de trabalho para falar sobre os principais enfrentamentos dos médicos não somente nesse momento de pandemia, mas também, sobre as pautas que estão paradas na secretaria.

A próxima reunião está agendada para o dia 12 de maio.

Texto produzido pela Assessoria de Comunicação do Simesc