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COVID-19: CRM-SC reforça ampliação do atendimento, acolhimento e monitoramento dos pacientes

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COMUNICADO CRM-SC

 

Vivemos um momento dramático, em que o número de casos graves de infecção por covid-19 aumentou rapidamente, extrapolando a capacidade do sistema para absorvê-los.

Neste sentido o CRM-SC reforça a importância de que sejam ampliados os locais de atendimento médico para acolhimento e monitoramento desde as fases iniciais da doença, com os seguintes objetivos:

  • Correta identificação da fase da doença e gravidade dos sintomas;
  • Identificação dos pacientes com fatores de risco e comorbidades;
  • Medicamentos iniciais;
  • Realização de exames complementares conforme necessidade;
  • Adequada orientação de isolamento do paciente;
  • Busca ativa para rastreamento e testagem dos contatos;
  • Acompanhamento ativo dos pacientes até completa melhora clínica.

É fundamental também haver locais de atendimento capacitados para observação e medicação de pacientes que apresentem sintomas, sinais ou exames sugestivos de progressão para a fase inflamatória da doença, visando monitoramento de sinais vitais e oximetria e tendo disponível, em caso de necessidade:

  • Oxigenioterapia suplementar;
  • Medicamentos anti-inflamatórios, antitrombóticos e antibióticos de uso venoso;
  • Equipe técnica multidisciplinar (médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, fisioterapeutas);

A criação destes locais de atendimento – iniciais e avançados – poderia melhorar a vigilância epidemiológica dos doentes e dar melhor assistência aos infectados para evitar que evoluam com insuficiência respiratória e necessitem de internação em UTI.

Iniciativas como proposta pelas entidades ACIF, ACATE, ACM, FIESC e FLORIPA SUSTENTÁVEL, visam atender estes objetivos e reduzir a sobrecarga do sistema hospitalar, devendo ser estimuladas e apoiadas por gestores e autoridades, bem como, pela comunidade médica.

 

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