COVID-19: CRM-SC reforça ampliação do atendimento, acolhimento e monitoramento dos pacientes Publicado em:
COMUNICADO CRM-SC
Vivemos um momento dramático, em que o número de casos graves de infecção por covid-19 aumentou rapidamente, extrapolando a capacidade do sistema para absorvê-los.
Neste sentido o CRM-SC reforça a importância de que sejam ampliados os locais de atendimento médico para acolhimento e monitoramento desde as fases iniciais da doença, com os seguintes objetivos:
- Correta identificação da fase da doença e gravidade dos sintomas;
- Identificação dos pacientes com fatores de risco e comorbidades;
- Medicamentos iniciais;
- Realização de exames complementares conforme necessidade;
- Adequada orientação de isolamento do paciente;
- Busca ativa para rastreamento e testagem dos contatos;
- Acompanhamento ativo dos pacientes até completa melhora clínica.
É fundamental também haver locais de atendimento capacitados para observação e medicação de pacientes que apresentem sintomas, sinais ou exames sugestivos de progressão para a fase inflamatória da doença, visando monitoramento de sinais vitais e oximetria e tendo disponível, em caso de necessidade:
- Oxigenioterapia suplementar;
- Medicamentos anti-inflamatórios, antitrombóticos e antibióticos de uso venoso;
- Equipe técnica multidisciplinar (médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, fisioterapeutas);
A criação destes locais de atendimento – iniciais e avançados – poderia melhorar a vigilância epidemiológica dos doentes e dar melhor assistência aos infectados para evitar que evoluam com insuficiência respiratória e necessitem de internação em UTI.
Iniciativas como proposta pelas entidades ACIF, ACATE, ACM, FIESC e FLORIPA SUSTENTÁVEL, visam atender estes objetivos e reduzir a sobrecarga do sistema hospitalar, devendo ser estimuladas e apoiadas por gestores e autoridades, bem como, pela comunidade médica.
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