CRM-SC acompanha votação do PL que institui o Exame Nacional de Proficiência em Medicina
Publicado em:
A diretoria do CRM-SC esteve em Brasília nesta quarta-feira (03/12) para acompanhar a votação do PL 2.294/24 no Senado Federal. Participaram da agenda a presidente, Dra. Andréa Antunes Caldeira de Andrada Ferreira, o 2º vice-presidente e conselheiro federal suplente, Dr. Marcelo Lemos dos Reis, e a vice-corregedora e conselheira federal efetiva, Dra. Graziela Bonin.
O projeto de lei prevê a criação do Exame Nacional de Proficiência em Medicina (ProfiMed) como requisito para o exercício profissional no país, tornando obrigatória uma avaliação nacional antes da emissão do CRM. A proposta foi aprovada na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) por 11 votos a 9 e seguirá para nova etapa de discussão e votação nos próximos dias.
Para a presidente do CRM-SC, Dra. Andréa, a aprovação representa um avanço essencial para a qualidade da medicina no Brasil. Ela destaca que o exame contribuirá para assegurar que a população seja atendida com segurança e por profissionais devidamente preparados.
Durante a sessão, o relator da matéria, senador Dr. Hiran, apresentou uma defesa firme do projeto, classificando-o como “o projeto de lei mais importante deste século para proteger o povo brasileiro”. Ele também chamou atenção para a crise na formação médica, agravada pela expansão acelerada e desordenada das escolas de medicina.
“Vivemos uma crise muito perigosa de fragilidade na formação do médico brasileiro em função da abertura irresponsável e mercantilista de escolas de medicina. Os últimos 15 anos tiveram uma expansão perigosa, que ameaça a nossa profissão”, alertou o parlamentar.
Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação em nosso site. Ao utilizar, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Se você concorda, clique em ACEITO.