CRM-SC amplia ações de fiscalização

Nos nove primeiros meses de 2023, a equipe do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) fez 728 ações de fiscalização em todo o estado, número maior do que o registrado entre janeiro e setembro do ano passado, quando foram 647 ações de fiscalização. No período foram emitidas 261 notificações.

A volta da normalidade pós-pandemia possibilitou aumento também no número de fiscalizações in loco, quando a equipe do Conselho vai presencialmente verificar questões como distribuição de escalas, condições de trabalho oferecidas aos profissionais, suprimento de medicamentos, entre outras. Até o fim de setembro, os fiscais do CRM-SC fizeram 423 visitas a hospitais, clínicas, centros médicos, UPAs e UBSs ou laboratórios. O número é maior do que o registrado em todo o ano passado.

“Uma das nossas atribuições legais é a promoção da boa prática da medicina. A fiscalização, com foco também no combate ao exercício irregular da profissão, é essencial para cumprirmos esse papel e protegermos a sociedade e valorizarmos o médico”, diz o presidente do CRM-SC, Marcelo Reis.

Uma das visitas realizadas foi no Comando de Operação Áreas para averiguar as condições de trabalho das equipes de saúde que tripulam as aeronaves Arcanjos