CRM-SC busca apoio da Alesc para transformar em lei Resolução que obriga presença de ambulância e de equipe médica em eventos

Os dirigentes do CRM-SC estiveram, nesta terça-feira (20), na Assembleia Legislativa de Santa Catarina para uma reunião com o deputado estadual, Vicente Caropreso que tratou sobre pautas de interesse à área da saúde.

O presidente da autarquia, Marcelo Reis, – acompanhado do 1° vice-presidente, Juliano Pereima de Oliveira Pinto e da 2ª vice-presidente, Andrea Antunes Caldeira de Andrada Ferreira – solicitou o apoio do parlamentar para tornar obrigatória a presença de ambulância e de equipe técnica, incluindo médico presencial, em todos os eventos realizados no estado, através da elaboração de um Projeto de Lei.

Em 2022, o CRM-SC publicou resolução para normatizar a atuação das empresas que prestam serviços de atendimento móvel de urgência e emergência nos eventos. A normativa foi bem aceita pelos órgãos responsáveis por fiscalizar e autorizar a realização de eventos no estado, mas conforme o presidente do Conselho, é necessário avançar na regulamentação, conforme as regras propostas pela Resolução CRM-SC 224/2022.

“Nossa preocupação é com o bem-estar das pessoas e com a qualidade do atendimento prestado nos serviços de urgência e emergência em eventos. Percebemos que a regulamentação destes serviços é diferente entre os municípios. Cada um segue suas próprias regras, o que dificulta a implementação da norma. Com a aprovação de um projeto de lei, os critérios seriam únicos para todos, permitindo maior legitimidade e cumprimento destas regras”, ressaltou Marcelo Reis.

O deputado reforçou a importância de Santa Catarina ter este tipo de legislação e colocou-se à disposição para dar seguimento à proposta, “é muito importante que todos os municípios e órgãos sigam os mesmos critérios e ofereçam um serviço qualificado de atendimento ao público que frequenta qualquer evento”, salientou Caropreso.