CRM-SC celebra 66 anos com olhar para o futuro digital

Este mês marca o aniversário de 66 anos do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC), uma instituição fundamental desde sua criação, em 10 de março de 1958, para a regulamentação e supervisão da prática médica no estado. O CRM-SC desempenha um papel crucial na manutenção dos padrões éticos e profissionais, assegurando que os pacientes e a comunidade em geral se beneficiem de cuidados médicos de qualidade.

Com o passar dos anos, o CRM-SC tem se dedicado a adaptar-se às mudanças e desafios do futuro, com um compromisso renovado em ser mais eficiente e acessível tanto para os médicos quanto para a sociedade que serve. A transformação digital tem sido um pilar desta modernização, trazendo avanços significativos na maneira como os médicos gerenciam informações de pacientes e prescrições.

Um marco importante nesse processo foi a introdução do Sistema de Receituário Eletrônico, em abril de 2021. Esta inovação permite a emissão de receitas de forma digital, representando um avanço considerável na segurança da informação e na conveniência para os pacientes. Até o momento, mais de 3,5 milhões de receitas digitais foram emitidas através desta plataforma, que agora é acessada por cerca de 25.600 médicos registrados no CRM-SC.

Além do receituário eletrônico, o CRM-SC implementou o Sistema de Gestão Eletrônica de Documentos, acelerando os processos internos e proporcionando maior transparência e eficiência na gestão documental. Este sistema permite uma interação mais direta e rápida entre os médicos e o conselho, eliminando a necessidade de envio físico de documentos e facilitando a anexação de informações relevantes aos processos em andamento.

Olhando para o futuro, o CRM-SC continua comprometido com a implementação de novas tecnologias que beneficiem tanto os profissionais de saúde quanto a população de Santa Catarina. Neste espírito, uma novidade importante é o acesso gratuito a uma plataforma digital de artigos científicos, proporcionando aos médicos recursos valiosos para sua atualização profissional e aprimoramento do conhecimento médico. Este passo reafirma o compromisso do CRM-SC com a excelência na medicina e o cuidado com a saúde da comunidade catarinense.

Marcelo Lemos Dos Reis – presidente do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC)

Artigo publicado na Jornal Notícias do Dia, em 20 de março de 2024, na editoria de “Opinião do Leitor”.