CRM-SC determina interdição ética de hospital em Irani

Conselho Regional de Medicina de SC concedeu prazo para que hospital realizasse as adequações, mas nenhuma providência foi adotada. Com isso interdição segue vigente e Ministério Público foi acionado

A ausência de médicos 24h na unidade de internação clínica, cirúrgica e psiquiátrica, além da falta de equipamentos levou o Pleno do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina – CRM-SC a determinar a interdição ética do Hospital São Jorge de Irani, no último dia 28 de julho.

A interdição ética, respaldada pela Resolução CFM 2.062/2013 proíbe os profissionais médicos de atender novos pacientes na instituição, devendo o hospital providenciar a transferência dos pacientes internados. Levando em conta que as determinações do CRM-SC não foram cumpridas pela instituição de saúde, novo ato fiscalizatório ocorreu na quinta-feira (10/9), acompanhado da Vigilância Sanitária Estadual, regional de Concórdia, que também promoveu a interdição do estabelecimento.

A falta de medicações para a segurança do ato anestésico, além da ausência de um segundo médico para auxiliar nos procedimentos cirúrgicos e a ausência de sala de recuperação pós-anestésica foram outras irregularidades averiguadas. Apesar do prazo concedido pelo CRM-SC para regularizar as desconformidades, nenhuma providência foi adotada pelo hospital, o que motivou o CRM-SC a acionar o Ministério Público, que ajuizou ação civil pública na semana passada.

O CRM-SC ressalta preocupação com a segurança dos pacientes, bem como com a realização do ato médico que está sendo prestado no hospital.  A proteção à boa prática da Medicina e o direito à assistência médica adequada é essencial para preservação da vida do paciente.