CRMSC

  Espaço do Médico

CRM-SC determina interdição ética do setor de UTI em hospital de Porto União

Publicado em:

Texto atualizado: 14h55 – 30/01/2020

O Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina – CRM-SC determinou a interdição ética dos médicos da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital de Caridade São Braz, no município de Porto União. A decisão foi cumprida na manhã de quinta-feira (30), pela equipe do Setor de Fiscalização do órgão, devido à falta de médico 24h para cobrir a escala de plantão da UTI.

A interdição ética tem validade imediata. Com isso, fica proibido aos médicos atender novos pacientes no setor de UTI e a instituição deverá fazer a transferência dos que estão internados para outros hospitais num período de sete dias, sob pena de processo ético profissional, caso a determinação seja descumprida.

O CRM-SC também esteve, nesta quinta-feira, com o promotor de Justiça da Comarca de Porto União, Rodrigo Kurt Quadro para expor os motivos da interdição e pedir o apoio da promotoria para o acompanhamento da execução da medida.

O conselheiro e coordenador do Setor de Fiscalização do CRM-SC, Vicente Pacheco Oliveira, explica que, o CRM realizou desde o início do ano passado duas visitas de fiscalização e deu prazo para que o hospital regularizasse o número de médicos, o que não foi feito. “A UTI não pode ficar desassistida em nenhum período, a falta de médico é uma situação gravíssima e totalmente irregular”, diz. Ele ressalta que o CRM-SC está preocupado com a segurança e o atendimento adequado à população, por isso, está exercendo o seu papel no sentido de proteger a boa prática da medicina e o direito à saúde do cidadão.

 

 

Curta e Compartilhe:
VOLTAR