O Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) foi um dos homenageados pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) em sessão especial realizada na noite de terça-feira (13), em alusão ao Dia do Médico, celebrado no próximo dia 18 de outubro.
A homenagem, proposta pelo deputado estadual Dr. Vicente Caropreso, reconheceu o trabalho das principais entidades médicas do estado. Além do CRM-SC, foram homenageados o Sindicato dos Médicos de Santa Catarina (Simesc), a Associação Catarinense de Medicina (ACM), a Academia Catarinense de Medicina (Acamesc) e 18 médicos de diferentes regiões catarinenses.
Desafios da profissão
Durante a cerimônia, as lideranças destacaram a importância da união da categoria diante dos desafios contemporâneos da profissão, como a abertura descontrolada de cursos de medicina, a disseminação de desinformação nas redes sociais e a necessidade de maior participação dos médicos em espaços de decisão das políticas públicas de saúde.
Em seu pronunciamento, o deputado Caropreso ressaltou a vocação e o compromisso humanista da medicina. “Na hora que você recebe um abraço de um paciente ou de um familiar, tudo isso valeu a pena”, afirmou. Ele também reforçou o papel político da categoria: “O médico não pode se afastar das grandes decisões, principalmente daquelas que definem o futuro da profissão. A saúde e a dignidade do nosso trabalho dependem de decisões políticas, e o médico precisa estar atento.”
Maior Representatividade
A presidente do CRM-SC, Dra. Andréa Antunes Caldeira de Andrada Ferreira, defendeu a necessidade de fortalecer a representatividade médica e ocupar espaços estratégicos. “Nossa jornada é repleta de desafios — digitalização, impactos das pandemias, abertura sem critérios de novas escolas médicas, distribuição desigual de profissionais e os crescentes casos de violência contra médicos”, destacou.
O segundo vice-presidente do CRM-SC, Dr. Marcelo Lemos dos Reis, que representou o Conselho Federal de Medicina (CFM) no evento, alertou para os riscos da desinformação e da formação médica sem qualidade. “A nossa união é a primeira barreira contra o improviso, o charlatanismo e as falsas soluções”, afirmou.
Também participaram da cerimônia o primeiro vice-presidente do CRM-SC, Dr. Juliano Pereima Pinto, e os conselheiros Dr. Viriato João Leal da Cunha, Dr. Mauricio Bertolini e Dr. Anastácio Kotzias Neto — que também preside a Acamesc.
Confira aqui todas as fotos da homenagem
Fotos: Jeferson Baldo / Agência AL