CRM-SC emite Parecer sobre vacinação de gestantes contra Covid-19

O CRM-SC emitiu na segunda-feira, 05/07, parecer orientando a prescrição do atestado para que as gestantes sejam vacinadas contra a Covid-19.

O documento foi elaborado em resposta a pedidos feitos por médicos e tem como norte as normas técnicas emitidas pelo Ministério da Saúde, Conselho Federal de Medicina e Secretaria de Estado da Saúde que recomendam que a imunização das gestantes deverá ser condicionada a prescrição médica, após avaliação individualizada de risco benefício, portanto é recomendada a apresentação de uma autorização no ato da vacinação.

O CRM-SC esclarece que não é dever do médico prescrever vacina para gestantes e lactantes, e sim de esclarecer os possíveis riscos e benefícios da vacinação para covid-19 neste grupo de pacientes. Baseada nas informações recebidas, caberá a gestante decidir se quer ou não ser vacinada, devendo o médico fornecer um documento atestando que prestou tais informações à paciente.

O CRM-SC disponibilizará uma sugestão de modelo de Documento a ser utilizado pelos médicos em seu site, no Espaço do Médico.

Para acessar o Parecer na íntegra Clique Aqui