CRM-SC inicia 3º Ciclo de palestras sobre Ética e Direito Médico na Univali, em Itajaí

O CRM-SC iniciou nesta terça-feira, 10/10, o 3º Ciclo de Palestras sobre Ética e Direito Médico nas escolas médicas catarinenses. A primeira universidade visitada foi a Univali, em Itajaí, onde acadêmicos da última fase de Medicina receberam orientações sobre seus deveres e postura, conforme determina o Código de Ética Médica. Até o final de novembro serão visitadas oito universidades.

Desde o ano passado a autarquia federal realiza aulas sobre direito médico nas universidades do estado com o objetivo de buscar maior aproximação com os futuros médicos e orientar sobre a conduta adequada diante de situações do cotidiano da atuação médica. O presidente do CRM-SC, Marcelo Lemos dos Reis destacou, a importância da trajetória profissional baseada na ética. “Em breve vocês estarão se apresentando ao mercado de trabalho, que exigirá profissionais qualificados tecnicamente, mas também com a empatia necessária para lidar com os desafios do cotidiano”.

Também esteve presente no encontro, a vice-corregedora Graziela Schmitz Bonin, que ressaltou as mudanças na publicidade médica, com a publicação da nova Resolução CFM nº 2.336/2023, que trata do assunto.

O encontro incluiu a apresentação institucional do CRM-SC, palestra ministrada pela Assessoria Jurídica da Corregedoria do Conselho, Mariah Martins que tratou sobre questões jurídicas e éticas, como por exemplo, a relação médico-paciente, as condições de trabalho que garantem a prática segura do ato médico, a importância do preenchimento correto do prontuário médico e a publicidade médica.