CRM-SC realiza o 4º Ciclo de palestras sobre Ética e Direito Médico

O CRM-SC iniciou nesta semana o 4º Ciclo de Palestras sobre Ética e Direito Médico nas escolas médicas catarinenses.

A primeira universidade visitada foi a Univali, em Itajaí, nesta quinta-feira (02), onde acadêmicos da última fase de Medicina receberam orientações sobre seus deveres e postura, conforme determina o Código de Ética Médica. Até o final de junho serão visitadas 12 universidades.

Desde 2022, a autarquia federal realiza aulas sobre direito médico nas universidades do estado com o objetivo de buscar maior aproximação com os futuros médicos e orientar sobre a conduta adequada diante de situações do cotidiano da atuação médica. O presidente do CRM-SC, Marcelo Lemos dos Reis destaca a importância da trajetória profissional baseada na ética. “Em breve estes futuros médicos estarão se apresentando ao mercado de trabalho, que exigirá profissionais qualificados tecnicamente, mas também com a empatia necessária para lidar com os desafios do cotidiano”.

Os encontros incluem a apresentação institucional do CRM-SC e palestra ministrada pela assessora jurídica do Conselho, Mariah Martins que trata sobre questões jurídicas e éticas, como por exemplo, a relação médico-paciente, as condições de trabalho que garantem a prática segura do ato médico, a importância do preenchimento correto do prontuário médico e a publicidade médica.

Confira o Cronograma do 4º Ciclo de Palestras de Ética e Direito Médico

Maio

02/05 – 9h – UNIVALI, Itajaí

03/05 – 9h – UNISUL Pedra Branca, Palhoça