CRM-SC participa de debate sobre telemedicina no Summit ACM 2019

A telemedicina foi tema de um painel, na manhã desta sexta-feira (18), no Summit ACM, promovido pela Associação Catarinense de Medicina e que debate sobre inovação e tecnologia na área médica. O painel contou com a  participação do conselheiro do CRM-SC, Eduardo Porto Ribeiro, e de Renato Sabbatini (EduMed), Carlos Eduardo Camargo (Brasil Telemedicina) e Jorge Abi Saab Neto (Academia Catarinense de Medicina).

A exposição inicial sobre o tema foi feita por Sabbatini, biomédico e um dos criadores do Núcleo de Informática Biomédica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o primeiro projeto de telemedicina do Brasil. Ele destacou as várias potencialidades da área, que vai além do  atendimento a distância feito por médicos. “O universo da telemedicina tem uma série de ramificações que muitas vezes são desconhecidas”.

A regulação da telemedicina foi lembrada na discussão. Com a revogação da resolução 2227/2019 do Conselho Federal de Medicina, ainda está em vigor  a resolução anterior, de 2002, que não contempla várias novidades do campo da telemedicina. Representando o CRM-SC, o conselheiro Eduardo Porto Ribeiro comentou que alguns temas precisam avançar, em especial conceitos como o de “locais remotos”. O médico também destacou a importância da primeira consulta presencial. “Precisamos priorizar a qualidade do atendimento e o vínculo com o paciente”, afirmou.