CRM-SC participa de encontro com forças policiais

Representantes do Conselho Regional de Medicina (CRM-SC), da Polícia Civil e da Polícia Militar participaram de um encontro promovido pela secretária estadual de saúde, Carmen Zanotto, para discutir a necessidade de diálogo e aproximação entre a autarquia e os órgãos de segurança. Entre os participantes estiveram o presidente do CRM-SC, Eduardo Porto Ribeiro, a advogada da entidade, Mariah Martins, o Delegado Geral da Polícia Civil, Ulisses Gabriel, o Corregedor-Geral da Polícia Civil, Alessandro Isoppo, o Comandante-Geral da Polícia Militar, Aurélio José Pezolato da Rosa, o Coronel da PM, Julival Santana, advogados e delegados.

Eduardo Porto Ribeiro destacou a importância da proteção do sigilo do prontuário médico dos pacientes. “Os indivíduos precisam ter a confiança de que informações reveladas nos consultórios e de que as ‘descobertas’ de exames serão preservadas”. Ao mesmo tempo, acrescentou, é importante ter em mente que todos os envolvidos tem um interesse em comum: a proteção e defesa das vítimas de crimes. Para evitar atritos entre as forças de segurança e os médicos, ficou acertada também a abertura de canais de comunicação direta entre as corregedorias do CRM e das polícias.

A reunião tratou ainda da possibilidade de esforços conjuntos em prol da sociedade. A secretária Carmen Zanotto defendeu a importância da união de médicos e forças do estado em ações de combate à violência contra a mulher. O assunto deve voltar a ser debatido em novos encontros de representantes do Conselho com as polícias e outros órgãos, como o Ministério Público.