CRM-SC participa de reunião na Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis

Representantes do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) participaram na última semana de uma reunião com a secretária de saúde de Florianópolis, Cristina Pires Pauluci. Além do presidente da entidade, Eduardo Porto Ribeiro, o encontro teve a presença do vice-presidente do CRM-SC, Vicente Pacheco Oliveira, e de parte da equipe da secretaria: a Diretora de Atenção em Saúde, Fernanda Melchior, o Gerente de Urgência e Emergência, Miguel Acceta e o Gerente de Saúde Mental, Marcelo Fialho.

Responsável pela área de fiscalização do Conselho, Vicente Pacheco destacou avanços da administração no atendimento às regras que determinam a quantidade de diretores técnicos necessários para o acompanhamento dos serviços em estabelecimentos de saúde públicos. Além disso, os representantes do Conselho e do município reforçaram a importância do diálogo constante como forma de melhorar o atendimento à população. “Representamos o médico, que vive de perto as dificuldades do dia a dia e identifica muito rapidamente os problemas que precisam ser enfrentados para melhorar o atendimento ao paciente e garantir as condições adequadas de trabalho aos profissionais”, diz Pacheco. “Também é nosso papel alertar os gestores e cobrar soluções”.

Presidente do CRM-SC, Eduardo Porto Ribeiro pediu atenção da secretária a outras duas questões: a ampliação da estrutura de atendimento em pediatria na Atenção Primária e o estabelecimento de protocolos de atuação da enfermagem que respeitem a legislação do ato médico. Segundo ele, isso é importante para garantir o atendimento adequado à população e preservar os próprios profissionais da equipe, que desenvolvem um trabalho essencial.