Pular para o conteúdo principal

CRMSC

CRM-SC participa do 3º Fórum Estadual de Residências em Saúde

Publicado em:

O Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) participou da abertura do 3º Fórum Estadual de Residências em Saúde, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES/SC), por meio da Escola de Saúde Pública de Santa Catarina (ESPSC). 

O evento reuniu nesta segunda e terça-feira (06 e 07/07) na sede da Aemflo em São José (SC), representantes dos governos federal e estadual, gestores, coordenadores de programas de residência, preceptores e profissionais da saúde para debater os desafios e perspectivas da formação de especialistas no estado.

A solenidade de abertura contou com a presença da presidente do CRM-SC, Dra. Andréa Antunes Caldeira de Andrada Ferreira, reforçando o compromisso da autarquia com o fortalecimento da formação médica e da qualificação da assistência prestada à população. “A residência é a seleção de ouro da formação profissional na área médica, essencial para a melhoria da qualidade e segurança no cuidado dos pacientes”, ressaltou. 

Santa Catarina possui uma ampla estrutura de formação em serviço, com 61 Comissões de Residência Médica (COREMEs), 22 Comissões de Residência Multiprofissional (COREMUs) e mais de 350 programas de residência, distribuídos em diversas regiões do estado, abrangendo mais de 70 especialidades médicas e 25 áreas multiprofissionais.

Procuradora-geral do CRM-SC debate assédio moral nas residências

A participação do Conselho na programação científica ocorreu com a palestra da procuradora-geral do CRM-SC, Mariah Martins, que abordou o tema “Assédio moral nas residências: desdobramentos éticos e jurídicos”.

Durante a apresentação, a procuradora destacou os impactos do assédio moral na formação dos residentes e na qualidade da assistência prestada aos pacientes, além de discutir os aspectos éticos e jurídicos envolvidos nessas situações. A palestra também ressaltou a importância de ambientes de formação pautados pelo respeito, pela ética e pela valorização das relações profissionais.

O tema integrou a programação do Fórum, que promoveu debates sobre o aprimoramento das residências em saúde, a comunicação não violenta, as diretrizes nacionais para os programas de residência e o papel da formação em serviço no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ao participar do evento, o CRM-SC reafirma seu compromisso com a promoção de uma formação médica ética, qualificada e voltada à excelência da assistência, contribuindo para o fortalecimento das residências em saúde e da medicina catarinense.

Curta e Compartilhe:
VOLTAR