CRM-SC promove evento para discutir desafios da carreira do médico no estado

O Conselho Regional de Medicina (CRM-SC) promove nesta quarta-feira, 01/03, um evento virtual para debater os resultados de uma pesquisa realizada pela entidade e que revelou a piora nas condições de trabalho dos profissionais no estado. Expostos a jornadas cada vez mais longas, com número crescente de atendimentos realizados, os médicos entrevistados indicaram que a rotina atual compromete sua qualidade de vida. O assunto será a pauta do Momento da Ética, transmitido no YouTube do CRM-SC (www.youtube.com/CRMSC1) a partir das 19h30.

O evento terá a participação do Conselheiro e Corregedor do CRM-SC, Anastácio Kotzias Neto, e da administradora Cleisi Salvador, diretora executiva da Foco, empresa responsável pela análise dos dados do levantamento feito em parceria com o SEBRAE-SC. No total, 1041 médicos de 111 diferentes municípios, representantes de 54 especialidades, responderam os questionários enviados pelo CRM-SC.

Desses, 60,7% dos médicos concordaram total ou parcialmente com a afirmação “me sinto a cada dia mais estressado com meu trabalho”. Além disso, mais da metade (55,4% do total) disseram que enfrentaram piora nas condições de trabalho nos últimos anos. O percentual dos que passaram a ganhar menos chegou a 60% – isso apesar de 64,9% dos entrevistados informarem que atendem mais pacientes hoje em dia. O índice de profissionais com jornada acima das 41 horas semanais é de 54,6% – e apenas um em cada três consegue se manter atuando com um vínculo de trabalho (enquanto 31% têm três vínculos empregatícios ou mais).

“O médico é essencial para a promoção e a preservação da saúde da população. Conhecer a realidade do profissional é fundamental e deve servir de alerta para que algo seja feito”, diz o Conselheiro do CRM-SC, Anastácio Kotzias.