CRMSC

  Espaço do Médico

CRM-SC recebe a doação de livro e pintura que retratam os desafios vivenciados pela pandemia de Covid-19

Publicado em:

O CRM-SC recebeu, nesta segunda-feira (04), a doação de um exemplar do livro Retratos da Pandemia 2020, organizado pelo médico oncologista clínico, Luiz Alberto Silveira e uma tela pintada a óleo pela também médica, Mariette Van de Sande Silveira, em homenagem aos profissionais da saúde.

As duas obras são registros históricos de fatos, vivências e desafios profissionais e pessoais do período de isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19.

Luiz Alberto relata que o livro reúne um conjunto de textos de 56 pessoas, entre eles estão artistas, jornalistas, advogados, empresários, médicos, políticos, que trazem análises, reflexões e percepções sobre o que significou a pandemia. “São relatos intimistas e com pontos de vista pessoal e profissional de cada um, no intuito de mostrar em um futuro próximo, a ideia dos acertos e equívocos, e os impactos das orientações, do isolamento e ameaças vivenciadas naquele período”.

Homenagem aos profissionais da saúde

Já a pintura, segundo Mariette, retrata a importância dos profissionais da saúde que estiveram na linha de frente, salvando vidas e amenizando os sofrimentos. “A pintura retrata as três grandes pandemias que afetaram o mundo e a atuação incansável dos profissionais da saúde, que até sacrificaram a sua vida para salvar outras. São heróis que merecem a homenagem”, salienta.

O presidente do CRM-SC Marcelo Reis, juntamente com os demais conselheiros que integram a diretoria, agradeceu a doação e ressaltou a alegria em receber as obras. “A arte e a Medicina são indissociáveis, pois ambas lidam com a complexidade do ser humano. Para o CRM-SC é uma honra receber estas obras que são registros históricos de um período muito desafiador e que trouxe mudanças profundas na sociedade”.

A pintura ficará exposta na sala da presidência e o livro, poderá ser consultado na Biblioteca do CRM-SC.

Curta e Compartilhe:
VOLTAR