CRM-SC recebe selo de participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção

O CRM-SC recebeu no final do mês de setembro o selo de participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC). A iniciativa é voltada a todos os gestores das organizações públicas e tem como objetivo combater fraudes e corrupção. O PNPC, da Rede de Controle da Gestão Pública, é patrocinado pela Controladoria-Geral da União (CGU) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

A metodologia do programa consiste na análise de cinco mecanismos: prevenção, detecção, investigação, correção e monitoramento. Cada mecanismo é associado a um conjunto de práticas, normativas, documentos e atividades nos níveis operacionais, contribuindo para que o gestor tenha mais segurança em suas decisões.

Para receber o selo, o Conselho passou por um processo de autoavaliação de acordo com os parâmetros do programa para descobrir pontos vulneráveis dentro da instituição. Após o diagnóstico, será estabelecido um plano de ação para adequação e melhorias das estratégias.

O presidente do CRM-SC Daniel Knabben Ortellado, destaca que a ferramenta do “e-Prevenção” é mais uma medida de transparência adotada pelo Conselho para controle e prática correta para a gestão dos recursos. “O programa nos dará mais segurança jurídica para assinatura de contratos e outros documentos”, enfatiza. Caso o programa identifique um problema, o e-Prevenção poderá indicar ações para reduzir a possibilidade de haver irregularidades.

Saiba mais sobre o PNPC: